Justiça

STF valida penas de Bolsonaro e seis condenados por tentativa de golpe

Primeira Turma decide que condenações estão em fase de execução e não cabem mais recursos suspensivos

A Primeira Turma do STF decidiu nesta terça-feira (25) por unanimidade referendar as decisões do ministro Alexandre de Moraes que determinavam o início da execução das condenações do ex‑presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus da chamada trama golpista.

Autorização do STF permite que Bolsonaro realize exames no Hospital DF Star
Primeira Turma valida por unanimidade sentenças e autoriza início da execução das penas(Fabio Rodrigues – Pozzebom – Agência Brasil)

O colegiado contou com quatro votos favoráveis — dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin — e manteve a ordem de prisão preventiva e execução das penas.

Na decisão, o relator observou que não foram apresentados recursos aptos a suspender o trânsito em julgado do processo, motivo pelo qual as sentenças passam a ser executadas imediatamente.

Além de Bolsonaro, também foram abrangidos pela decisão os condenados Walter Braga Netto, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno.

Com o desfecho, o STF abre caminho para que os condenados comecem a cumprir suas penas, incluindo prisões preventivas ou definitivas conforme definido no julgamento.

O tema segue sob atenção dos envolvidos e do sistema judicial, que ainda definirá os locais de custódia, os detalhes de execução das penas e eventuais repercussões no âmbito da inelegibilidade.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios