Mundo

Khamenei declara vitória sobre Israel na 1ª aparição pública desde cessar‑fogo

Líder supremo do Irã afirma que Teerã venceu, “deu um tapa na cara da América” e alerta contra nova ofensiva dos EUA

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, fez sua primeira declaração pública desde o cessar‑fogo com Israel, na quinta-feira, 26 de junho de 2025. Em um vídeo transmitido pela televisão estatal, ele proclamou a vitória do Irã sobre Israel e os Estados Unidos, afirmando que o país “praticamente nocauteou” o chamado regime sionista.

Khamenei declara vitória sobre Israel na 1ª aparição pública desde cessar‑fogo
Líder supremo do Irã afirma que Teerã venceu, “deu um tapa na cara da América” e alerta contra nova ofensiva dos EUA(Divulgação-Governo do Irã)

Khamenei também disse que os ataques norte‑americanos a instalações nucleares iranianas não causaram “nada significativo” e tachou o relato do presidente Trump como “excepcionalmente exagerado”. Ele afirmou ainda:

“A República Islâmica foi vitoriosa e, em retaliação, deu um tapa na cara da América.”

O líder islâmico minimizou os estragos nos centros nucleares de Fordo, Natanz e Isfahán, bem como nos programas atômicos do país, declarando que o adversário falhou em atingir seus objetivos.

Mesmo adotando tom de triunfo, Khamenei destacou uma advertência: caso os EUA lancem novos ataques, o Irã “pagará um alto preço”.

Aguardada com atenção há quase duas semanas, esta foi sua primeira aparição desde o início dos confrontos em 13 de junho, durante os quais Israel lançou golpes a centros nucleares e de comando no Irã, sendo respondido por ações de retaliação iraniana, que incluíram mísseis e drones direcionados a Israel e bases dos EUA no Catar.

A intervenção dos EUA — através de bombardeios com B‑2 e mísseis de cruzeiro — não foi reconhecida como efetiva por Teerã. Agora, o discurso de Khamenei sinaliza uma postura endurecida, além da aprovação do Guardian Council a um projeto de lei para suspender a cooperação com a AIEA, prejudicando o panorama das negociações nucleares.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios