Trump envia carta a Bolsonaro, critica Lula e promete vigiar cenário político no Brasil
Presidente dos EUA manifesta apoio ao aliado, fala em “tratamento injusto” e cobra fim de processos contra o ex-mandatário brasileiro
O presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta a Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (17), manifestando apoio ao brasileiro e afirmando que seguirá com atenção redobrada os desdobramentos políticos no Brasil. Na mensagem, Trump afirma ter “visto o tratamento terrível” aplicado a Bolsonaro e critica o que chama de “regime de censura”, pedindo o fim imediato dos processos judiciais contra o ex-chefe de Estado. A carta reforça o envolvimento direto do americano, que já havia compartilhado publicamente seu apoio por meio de ameaças de tarifas e investigações comerciais.

Na carta, Trump recorda que Bolsonaro foi um “líder forte e respeitado” e reitera que o julgamento em curso deve ser encerrado, descrevendo o processo como injusto. O americano também expressa que estará “observando de perto” como o governo Lula trata o ex-presidente e seus apoiadores.
A atitude de Trump intensifica a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), em meio também a medidas anteriores, como a imposição de 50% de tarifas sobre produtos brasileiros — justificadas por seu governo como reação à “caça às bruxas” contra Bolsonaro.
Embora o governo Lula tenha deixado claro que não aceitará interferências externas, a carta reacende a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos em meio a trocas de farpas sobre soberania e liberdade de expressão.







