Política

Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turnos em 2026, aponta Quaest

Levantamento realizado em oito estados que concentram 66% do eleitorado confirma favoritismo do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como favorito nas eleições presidenciais de 2026, segundo a mais recente pesquisa Genial Quaest. O levantamento revela que Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno, inclusive contra Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível, e outros nomes da oposição.

Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turnos em 2026, aponta Quaest
Pesquisa mostra presidente com vantagem consistente sobre adversários da oposição em simulações de segundo turno(Ricardo Stuckert)

No cenário de primeiro turno com Bolsonaro, Lula teria 34% das intenções de voto, contra 28% do ex-presidente. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, Ratinho Júnior (PSD) com 7%, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) com 3% cada.

Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula amplia a vantagem: 35% a 17%. Já em um embate com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, Lula também lidera com 34%, enquanto o adversário aparece com 15%.


Segundo turno: vantagem consolidada

No segundo turno, Lula também manteria a dianteira. Contra Bolsonaro, venceria por 47% a 35%, ampliando sua vantagem em relação à pesquisa de julho. Em um confronto direto com Tarcísio, Lula teria 43%, contra 35% do governador paulista.


Reeleição rejeitada pela maioria

Apesar da liderança, a pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros não quer que Lula tente a reeleição em 2026. Segundo o levantamento, 58% afirmaram que ele não deveria se candidatar novamente, enquanto 39% defendem que sim e 3% não souberam responder.


Medo de Bolsonaro é maior que de Lula

O estudo também questionou os eleitores sobre seus receios em relação ao futuro político do país. Para 47%, o maior medo é a volta de Jair Bolsonaro. Já 39% disseram temer mais a continuidade de Lula. Outros 8% afirmaram ter medo de ambos, enquanto 2% não têm receio de nenhum dos dois.


Metodologia

A pesquisa Genial Quaest entrevistou 12 mil pessoas presencialmente entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios