Sabesp vai assumir tratamento de esgoto em Guarulhos

- Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpeTexto aprovado muda regras de dosimetria e progressão de pena; proposta segue para o Senado e pode beneficiar condenados do 8 de janeiro
- Greve dos motoristas de ônibus em São Paulo é encerrada após acordo com pagamento do 13ºParalisação foi suspensa após reunião com Ricardo Nunes; prefeitura ameaça punir empresas que não pagarem até 12 de dezembro
- Jair Bolsonaro precisa de duas cirurgias urgentes, dizem advogadosDefesa afirma que o ex‑presidente sofre com soluços persistentes e hérnia inguinal; pedido de hospitalização é formalizado ao Supremo Tribunal Federal (STF)
- Polícia Civil desmantela quadrilha especializada em roubos de motos na Grande São PauloOperação “Piratas do Asfalto” prende 15 suspeitos e apreende veículos, celulares e carro usado para monitorar polícia
- Gleisi Hoffmann anuncia voto do governo contra PL da Dosimetria e chama projeto de “grave retrocesso”Proposta que pode reduzir penas de envolvidos no 8 de janeiro tem apoio do centrão e foi articulada após reunião com Flávio Bolsonaro
A Sabesp vai assumir o tratamento de esgoto em Guarulhos, na Grande São Paulo. Desde agosto de 2019, a Companhia vinha executando o serviço de forma emergencial, a pedido da Prefeitura da cidade.
A Sabesp também opera desde janeiro o abastecimento de água do município, com mais de 1 milhão de pessoas retiradas do rodízio, e a coleta de esgoto. O investimento da Sabesp na cidade será de cerca de R$ 1,7 bilhão e o acordo prevê a concessão dos serviços por 40 anos.
“Já resolvemos a questão da água em Guarulhos, acabamos com o rodízio na cidade. Agora, também por meio da Sabesp, vamos assumir o tratamento de esgoto do município. Isso vai permitir acelerar o programa de despoluição do Rio Tietê, que é uma das nossas metas prioritárias, ao lado do Novo Rio Pinheiros”, disse o governador João Doria.

Duas estações de tratamento localizadas em pontos estratégicos da região Leste na Grande São Paulo serão preparadas para receber o esgoto de Guarulhos. Uma delas, a ETE Parque Novo Mundo, já está sendo ampliada. A outra é a ETE São Miguel. Atualmente, a estimativa é que apenas 12% de todo o esgoto coletado no município seja tratado.
Além de melhorar a qualidade de vida da população de Guarulhos, principalmente em questões ligadas à saúde, a ampliação do tratamento de esgoto vai contribuir para a despoluição dos cursos d’água da região, que integram a bacia do Rio Tietê. Guarulhos é um dos municípios que mais despejam esgoto sem tratamento no rio.
A região já conta com obras em andamento do Projeto Tietê, programa de saúde pública focado na ampliação da coleta e do tratamento de esgoto que já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Do início do Projeto, em 1992, até 2018, a coleta na Região Metropolitana de São Paulo passou de 70% para 89%. O tratamento foi de 24% para 78%.
O trabalho vem contribuindo para a redução da mancha de poluição do Tietê, que apresenta tendência de queda histórica desde a década de 1990, ainda que com algumas flutuações momentâneas, segundo o relatório anual da SOS Mata Atlântica. A mancha, que era de 530 km em 1992, chegou a 163 km em 2019, redução de cerca de 70%.
Água
Em janeiro, a Sabesp assumiu o abastecimento de água em Guarulhos. Cerca de 1 milhão de pessoas em mais de 400 bairros já foram beneficiadas com o fornecimento regular, deixando o sistema de rodízio. Dentre eles, Bonsucesso, Cabuçu, Centro, Cecap, Cidade Aracília, Gopoúva, Jardim Tranquilidade, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Inês, Jardim Monte Alegre, Jardim Paraíso, Ponte Grande, Recreio São Jorge, Santa Mena, Taboão, Vila Barros, Vila Galvão. A meta da Companhia é providenciar água a todos os guarulhenses até o aniversário da cidade, em 8 de dezembro.







