Chegada do frio obriga ação de ajuda a moradores de rua
- Lula encerra campanha na Paulista com multidão antes do 2º turnoLula encerrou a campanha presidencial na Avenida Paulista neste sábado (24), acompanhado de Alckmin e outros aliados
- Pesquisa Datafolha: Flávio tem 51% e Lula, 49% no 2º turnoPesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula na véspera do segundo turno. Veja os números
- Guindaste cai sobre monotrilho e deixa ferido na Zona Leste de São PauloGuindaste atingiu a Linha 15-Prata em SP neste sábado (24). Operador ficou ferido, e trecho do monotrilho teve circulação suspensa
- Eleições 2026: guia para votar em São PauloSegundo turno será neste domingo (25), das 8h às 17h. Confira documentos, local de votação, regras para celulares e justificativa
- Defesa Civil coloca São Paulo em alerta laranja para domingo (25)A Defesa Civil colocou São Paulo em alerta laranja para domingo (25), com previsão de temporais, ventos fortes e risco de alagamentos

A Prefeitura de São Paulo irá intensificar as ações de acolhimento de pessoas em situação de rua (a aceitação do encaminhamento é facultativa), por meio da Operação Baixas Temperaturas, na noite desta sexta-feira (02) e em todo fim de semana. A medida foi anunciada devido a previsão de chegada de uma nova frente fria que irá derrubar a temperatura nos próximos dias.
Lançada pela administração municipal no dia 22 de maio, a operação segue até 20 de setembro e será reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13°C ou sensação térmica equivalente. Desde o início da ação a rede de acolhimento administrada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) já registrou mais de 822 mil acolhimentos (uma mesma pessoa pode ser atendida em todos os dias de operação e entrar várias vezes na soma) nos Centros de Acolhida e Centros Temporários de Acolhimento (CTAs). Destes, mais de 14 mil foram durante os plantões (noite/madrugada) da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).
Previsão
A propagação da frente fria muda o tempo em toda a faixa leste paulista. No decorrer da madrugada e da manhã do sábado (03), a chuva pode ser de moderada intensidade e a chegada da massa de ar frio de origem polar derruba a temperatura.
O tempo permanece fechado e úmido no restante do período, com garoa ocasional. Os ventos que sopram do quadrante sul aumentam a sensação de frio. A mínima de 10°C será observada à noite, e máxima de 15°C no início da madrugada.
O sistema frontal se afasta no domingo (04), porém os ventos úmidos que sopram do mar mantém o tempo fechado e com eventuais chuviscos na Grande São Paulo. A sensação térmica será inferior ao aferido pelos termômetros. Pequena amplitude térmica. Ao amanhecer mínima de 9°C e à tarde máxima de 14°C.
Ajuda

(Rovena Rosa/Agência Brasil)
A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156, que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação: o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.
A SMADS também atua diariamente, das 8h às 22h, por meio dos orientadores socioeducativos dos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS), que fazem abordagens em pontos estratégicos da cidade, ofertando encaminhamentos (para as pessoas que aceitam) a rede de acolhimento e outros serviços da rede pública. No período das 22h às 8h, a abordagem é realizada pela Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que deve ser acionada via Central 156.
Atualmente, a cidade tem 148 serviços para pessoas em situação de rua com aproximadamente 22 mil vagas, sendo 18.411 de acolhimento. A rede também conta com 128 Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), que juntos disponibilizam 2.335 vagas. Para a operação foram aditadas vagas emergenciais, sendo 20 para SAICAs e 260 para a população de rua.
*Conteúdo da Prefeitura de SP
*Com informações do CGE




