São Paulo

Defesa Civil alerta para ventos fortes em São Paulo até segunda-feira (30)

Rajadas entre 40 km/h e 60 km/h representam risco de destelhamentos, queda de árvores e postes; chuvas serão leves

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta preventivo para ventos fortes que devem atingir diversas regiões do estado entre este domingo, 29, e a próxima segunda-feira, 30. De acordo com o aviso, as rajadas podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com potencial para causar transtornos como destelhamentos, queda de árvores e postes, além de atrapalhar a mobilidade urbana em áreas densamente povoadas.

Imagem mostra nuvens carregas se deslocando sobre a cidade de SP. A foto foi feita do alto e mostra ruas e avenidas na parte de baixo, distantes da chuva, enquanto a chuva ai no fundo da cidade, encobrindo parte dos prédios.
Rajadas entre 40 km/h e 60 km/h representam risco de destelhamentos, queda de árvores e postes; chuvas serão leves(Redação – São Paulo Agora)

As regiões mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o litoral paulista, o Vale do Paraíba, o Vale do Ribeira e a Serra da Mantiqueira. Cidades do interior como Campinas, Marília, Itapeva, Sorocaba e São José dos Campos também estão no raio de influência da frente meteorológica responsável pelos ventos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) confirmam que o fenômeno está associado à aproximação de um sistema frontal que muda as condições atmosféricas no estado.

Apesar das rajadas significativas, a previsão indica baixa quantidade de chuva durante o período, o que limita a ocorrência de alagamentos. Ainda assim, a Defesa Civil recomenda cautela. Entre as orientações estão evitar a permanência sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a estruturas frágeis e reforçar a fixação de objetos em áreas externas.

No domingo, a capital paulista deve registrar temperaturas entre 17 °C e 26 °C, com baixa umidade relativa do ar. Já na segunda-feira, o tempo fica mais encoberto e os termômetros devem marcar entre 15 °C e 20 °C, com aumento da umidade e diminuição nas máximas. A partir de quarta-feira (2 de julho), uma nova queda nas temperaturas está prevista, com mínimas que podem atingir os 13 °C durante as madrugadas, especialmente na capital e na região metropolitana.

O órgão estadual reforça que a população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as instruções dos canais oficiais da Defesa Civil para garantir sua segurança durante este período de instabilidade.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios