São Paulo

Detran-SP promove mais de 300 operações na Semana Nacional de Trânsito

Blitze e ações educativas reforçam combate ao álcool e à velocidade; campanha traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”

O Detran-SP intensificou, neste mês de setembro, as operações de fiscalização em todo o estado por conta da Semana Nacional de Trânsito (SNT), realizada de 18 a 25 de setembro. Segundo comunicado divulgado em canais oficiais do governo paulista, o cronograma prevê mais de 300 operações com foco em alcoolemia, velocidade, documentação e condições da frota, além de blitze integradas com forças municipais e estaduais.

Detran-SP promove mais de 300 operações na Semana Nacional de Trânsito
Ações miram alcoolemia, velocidade e irregularidades de frota; campanha tem o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”(Reprodução – Detran SP)

A SNT deste ano adota o mote “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com uma agenda de ações educativas em escolas, terminais de ônibus, rodovias e eventos públicos. O objetivo é reduzir fatores de risco associados aos sinistros, especialmente o excesso de velocidade e a combinação álcool e direção. Entidades do setor lembram que a programação se espalha por todo o país na mesma janela de datas.

No estado de São Paulo, a intensificação da fiscalização ocorre em paralelo ao lançamento do Infosiga 3.0, atualização da plataforma estatística do Detran-SP que amplia a transparência sobre mortes e custos no trânsito, com recortes por perfil de vítimas, veículos envolvidos e painéis municipais detalhados. A ferramenta foi apresentada nesta semana para apoiar gestores e orientar políticas locais de segurança viária.

Os números recentes mantêm o alerta. Relatórios e levantamentos publicados na imprensa apontam pressão nas fatalidades na capital paulista, ao mesmo tempo em que motociclistas seguem entre os mais vulneráveis nas estatísticas estaduais. Especialistas defendem que a combinação de fiscalização efetiva, redesenho viário e campanhas educativas contínuas é decisiva para reverter a tendência.

Além das blitze e abordagens, o Detran-SP promove intervenções educativas e demonstrações com simuladores de impacto e de direção segura em diferentes cidades, em parceria com prefeituras e concessionárias. A proposta é somar orientação e punição, reforçando boas práticas e coibindo infrações graves.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios