São Paulo

Igreja Universal é Condenada a Indenizar Fiel

A 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) indenize em R$ 40 mil, acrescidos de juros e correção monetária, um advogado que foi agredido com uma “gravata” e chutes por um segurança durante a realização de um culto na Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho, Zona Norte da cidade. Os desembargadores negaram provimento ao recurso interposto pela Igreja, contestando a agressão, e parcial provimento ao recurso do autor do processo que, inicialmente, queria R$ 100 mil de indenização por dano moral.

Conforme a denúncia, o advogado frequentava a IURD em Brasília e, na viagem de férias ao Rio com a família, incluiu uma visita ao templo, atraído pela sua grandeza. O fiel fazia fotografias, sem a utilização do flash para não incomodar os presentes durante a oração, quando um pastor se posicionou à sua frente. Em seguida, foi atacado pelo segurança que o arrastou para fora do templo. Segundo ele, na agressão teve a camisa rasgada e retiraram, ainda, o filme da sua máquina.

A cena foi assistida por outros fiéis e pastores, que não intervieram mesmo quando a mulher do advogado pediu por ajuda.

Relator do processo, o desembargador Marcelo Lima Buhatem apontou em seu voto que: “Ressalte-se que a ré não nega a ocorrência do evento danoso, somente aduz que quem retirou o autor do interior do templo não foi um de seus prepostos, mas sim um dos fiéis que assistia ao culto e se sentiu incomodado com as fotografias”.

Para acrescentar em seguida que: “Outrossim, a ré não logrou êxito em comprovar que foi um dos féis que retirou o autor do templo, como alegado, ônus que lhe competia, na forma do art. 373, II, do CPC. Nesse contexto, ficando demonstrados a conduta ilícita, o dano e o nexo de causalidade, impõe-se a obrigação de indenizar prevista no art. 927 do Código Civil”. – concluiu o magistrado.

(Texto: Tj-RJ)

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios