ELEIÇÕES 2026 — 2º TURNO Carregando apuração… ACOMPANHE AO VIVO
Segurança

Alesp aprova projeto que regulamenta a Polícia Penal que vai beneficiar 27 mil servidores

Assembleia Legislativa de São Paulo aprova unificação de carreiras na Polícia Penal e nomeia novo diretor-geral da Artesp.

Deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (10), por unanimidade, em Sessão Extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a nova Lei Orgânica da Polícia Penal. O projeto unifica as categorias de agente de segurança penitenciária e de agente de escolta e vigilância penitenciária, criando uma só carreira: a de policial penal, com as mesmas atribuições e remuneração. A medida será encaminhada para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Alesp aprova projeto que regulamenta a Polícia Penal que beneficia 27 mil servidores
Assembleia Legislativa de São Paulo aprova unificação de carreiras na Polícia Penal(Divulgação)

O Projeto de Lei Complementar 37/2024 também institui o estatuto da categoria, que conta com 27 mil servidores atuando na custódia, vigilância e escolta dos 200 mil presos espalhados em 182 unidades na Capital e no interior do estado.

A Carreira

A nova legislação estabelece a Polícia Penal como órgão permanente de Segurança Pública, elevando-a ao mesmo patamar de importância das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. De acordo com o Governo, a nova legislação irá permitir que os policiais possam desempenhar suas atribuições com mais eficiência e evitando desvios de função. Outra mudança importante será na forma de remuneração, que passará a ser feita por meio de subsídio e padronizada em sete níveis.

As deputadas e os deputados da base aliada, em especial os parlamentares que possuem histórico na área da Segurança Pública, parabenizaram o governador pelo envio da proposta e agradeceram a celeridade do Parlamento em aprovar a matéria.

“Parabenizo a Polícia Penal, que está na Constituição do Estado de São Paulo. Os policiais penais são merecedores e em breve estarão trabalhando já com a nova regulamentação”, destacou o deputado Delegado Olim (PP), relator da medida nas Comissões Permanentes do Parlamento.

Diretoria da Artesp

Ainda na mesma Sessão Extraordinária, a Alesp aprovou o nome de André Insper Rodrigues Barnabé para o cargo de diretor-geral da Agência de Transportes de São Paulo, a Artesp.

Barnabé é advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação, tendo atuado como superintendente de regulação da própria Artesp e em cargos da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) e da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado. O nome dele foi aprovado pela Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) da Alesp.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios