Carga de cocaína é apreendida no Porto de Santos

- Polícia prende suspeitos de fraude bancária em SP que desviou R$ 14 milhões
- Pai e filha são encontrados mortos na Zona Leste de São Paulo; caso é investigado
- Tempo em São Paulo hoje: ar seco mantém sol e baixa umidade no estado
- Foragido é preso em Ribeirão Preto após reconhecimento facial da polícia
- Desabamento em comércio na Zona Sul de SP hoje deixa pessoas sob escombros no Capão Redondo
A Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos e a Polícia Federal também de Santos, em operação conjunta, localizaram nesta quarta-feira (4), 341 kg de cocaína em uma carga de exportação.
Equipe da Alfândega, através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva (raios X), selecionou para inspeção física uma carga de mycelium (parte vegetativa de um fungo) acondicionada em sacos, em um contêiner de 40 pés com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Durante a inspeção, houve indicação positiva dos cães de faro da Receita Federal para a presença de drogas, aumentando as suspeitas. No interior do contêiner, junto à porta, foram encontradas dez bolsas esportivas pretas contendo diversos tabletes, envoltos em plástico, de uma substância branca aparentando ser cocaína, totalizando 341 kg.
Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada “rip-off modality”, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Alfândega.
*Conteúdo da Receita Federal







