Polícia

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de cosméticos e prende 13 pessoas na Grande SP

Operação da Polícia Civil em Itaquaquecetuba apreendeu tanques industriais e mais de 11 mil perfumes prontos para a venda ilegal

Treze pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil na quarta-feira (2) durante o desmonte de uma fábrica clandestina de cosméticos falsificados em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. A operação, deflagrada pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), cumpriu mandado de busca e apreensão no bairro Jardim Mônica. No endereço, os agentes localizaram uma estrutura de nível industrial em pleno funcionamento, com maquinários pesados, insumos químicos e milhares de frascos prontos para abastecer o comércio ilegal.

Polcia Civil fecha fbrica clandestina de cosmticos e prende 13 pessoas na Grande SP
Polícia encontrou máquinas, reservatórios industriais e mais de 11 mil perfumes e body splashes prontos para comercialização em Itaquaquecetuba(Divulgação – Polícia Civil)

O grupo detido é composto por sete homens e seis mulheres, surpreendidos enquanto operavam a linha de envase. O homem apontado como dono do galpão e coordenador da cadeia produtiva também é alvo formal do inquérito. Entre os presos, cinco já tinham histórico recente pelo mesmo crime: haviam sido flagrados em junho deste ano em outro imóvel clandestino no município, mas ganharam liberdade provisória posteriormente.

Estrutura industrial incluía tanques de mil litros e maquinário de envase

Dentro do imóvel, as equipes policiais confiscaram 14 máquinas industriais dedicadas a encher, rosquear e lacrar frascos, além de esteiras transportadoras automatizadas. A capacidade de produção chamou a atenção dos investigadores: foram encontrados seis reservatórios com capacidade para mil litros de compostos líquidos cada e mais de 30 baldes com 20 litros de essências concentradas, além de grande estoque de embalagens personalizadas, caixas e tampas.

No setor de expedição da fábrica, foram apreendidas 230 caixas fechadas para distribuição, cada uma com 48 unidades de perfumes e body splashes adulterados, totalizando mais de 11 mil frascos retirados de circulação. Os policiais também recolheram 15 telefones celulares e um automóvel utilizado no transporte dos itens. O caso foi registrado na 1ª Delegacia Seccional do Centro por associação criminosa, falsificação e adulteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, com pedido de prisão preventiva à Justiça.

Rastreamento bancário e denúncia de marca revelaram rota de distribuição

A ação é desdobramento de uma notícia-crime registrada pela empresa detentora dos direitos da marca original, que detectou a venda massiva de réplicas ilegais em plataformas digitais e em lojas populares da região central de São Paulo. Diligências preliminares no centro da capital paulista resultaram em apreensões de rua, abrindo caminho para que o setor de inteligência mapeasse o fluxo logístico do grupo.

O trabalho investigativo combinou vigilância velada em campo com a análise minuciosa de comprovantes de transferências bancárias dos comerciantes receptadores. O cruzamento financeiro permitiu ligar os pontos de venda físicos e virtuais diretamente ao galpão fabril de Itaquaquecetuba, subsidiando a ordem judicial que desarticulou o esquema criminoso.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios