Prepare os casacos! Primeira onda de frio forte do ano chega ao Brasil na próxima semana
Massa de ar polar deve derrubar as temperaturas no Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste; mínima pode ficar abaixo dos 10 °C em SP
O primeiro grande frio de 2025 está prestes a atingir o Brasil. Segundo a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma forte frente fria deve avançar pelo país a partir do início da próxima semana, derrubando as temperaturas de forma significativa em diversas regiões.

A queda mais acentuada deve ser sentida nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, com mínimas podendo ficar abaixo dos 10 °C em capitais como São Paulo, Curitiba e Campo Grande. Em áreas serranas do Sul, como a Serra Gaúcha e Catarinense, os termômetros podem se aproximar de 0 °C, com possibilidade de geada nas madrugadas.
Quando o frio começa?
A chegada da massa de ar polar está prevista para segunda-feira (27) no Sul do país, avançando para o Sudeste e Centro-Oeste entre terça (28) e quarta-feira (29). A temperatura pode cair até 10 graus em relação aos dias anteriores, especialmente após a passagem da frente fria que deve trazer também chuvas e ventos fortes.
Previsão para São Paulo
Na capital paulista, a previsão é de queda brusca na temperatura a partir de terça (28), com mínimas próximas dos 9 °C e máximas que não devem passar dos 18 °C. A sensação térmica pode ser ainda menor devido aos ventos.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para os riscos de complicações respiratórias, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Também orienta reforço em abrigos e assistência à população em situação de rua.
Como se proteger
Com a chegada do frio intenso, os especialistas reforçam algumas medidas simples de proteção:
- Mantenha-se bem agasalhado, mesmo dentro de casa;
- Evite mudanças bruscas de temperatura;
- Hidrate-se bem e evite banhos muito quentes;
- Redobre os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
Além disso, é fundamental se manter atento aos avisos meteorológicos e às recomendações das autoridades locais.