Metrô e CPTM têm mudanças no Dia de Finados; Linha 11-Coral será interrompida por sete horas
Trens circulam com programação especial nesta segunda-feira (2); passageiros da Zona Leste deverão utilizar a Linha 3-Vermelha durante interdição da CPTM

Foto: Nivaldo Lima – São paulo Agora
O Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operam com programação especial nesta segunda-feira (2), feriado de Finados. As linhas terão intervalos semelhantes aos praticados aos domingos, enquanto obras de manutenção provocarão alterações na circulação de trens. A principal mudança será na Linha 11-Coral, que ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, das 9h às 16h.
Durante o período de interdição, os passageiros deverão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô como alternativa para o deslocamento entre as duas estações. O Metrô programou um reforço na oferta de trens para absorver parte da demanda adicional, especialmente de usuários que seguem da Zona Leste em direção ao Centro da capital.
As alterações fazem parte da programação anunciada pelas operadoras para o feriado prolongado, que inclui intervenções na infraestrutura ferroviária e ajustes na oferta de viagens conforme a movimentação de passageiros.
Linha 11-Coral terá circulação interrompida das 9h às 16h
A CPTM informou que a circulação de trens entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera será suspensa durante sete horas nesta segunda-feira. A interrupção permitirá a realização de serviços na via permanente e obras de reforma da laje da antiga estação Artur Alvim.
Com o bloqueio, os passageiros que precisam percorrer o trecho deverão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô, que atende as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.
A recomendação é planejar o deslocamento com antecedência, já que a transferência poderá aumentar o tempo de viagem e provocar maior concentração de passageiros nas estações envolvidas.
Metrô terá reforço de trens na Linha 3-Vermelha
As linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata funcionarão nesta segunda-feira com oferta de viagens equivalente à de um domingo. A frota será dimensionada de acordo com a demanda prevista para o feriado.
Na Linha 3-Vermelha, a operação também seguirá o padrão de feriado, mas haverá aumento na oferta de trens devido à interrupção programada da Linha 11-Coral.
O Metrô informou que manterá composições de reserva disponíveis para entrar em circulação caso seja necessário ampliar o atendimento. O Centro de Controle Operacional acompanhará a movimentação nas estações e poderá realizar ajustes ao longo do dia.
Linha 10-Turquesa terá mudanças de plataformas
Além da interrupção na Linha 11-Coral, a CPTM programou alterações na Linha 10-Turquesa durante as primeiras horas desta segunda-feira.
Entre 4h e 6h, os trens circularão por plataformas específicas em quatro estações para permitir serviços de manutenção na rede aérea.
As mudanças previstas são:
- Santo André: utilização das plataformas 1 e 2, conforme o sentido da viagem.
- Prefeito Saladino: circulação pela plataforma 1.
- Utinga: circulação pela plataforma 1.
- São Caetano do Sul: circulação pela plataforma 3.
A CPTM orienta os passageiros a observar a sinalização das estações e os avisos sonoros para identificar corretamente os locais de embarque.
Linhas 4, 5, 7, 8, 9 e 13 também terão programação especial
As linhas administradas por concessionárias privadas também funcionarão com intervalos semelhantes aos praticados aos domingos.
A programação vale para as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 13-Jade.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), as operadoras poderão colocar trens de reserva em circulação caso seja registrado aumento na demanda.
O Expresso Aeroporto, que atende o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, manterá partidas a cada hora, nos dois sentidos.
Metrô retoma horário habitual após operação 24 horas
O Metrô também realizou uma operação especial de funcionamento ininterrupto durante a madrugada de sábado (31) para domingo (1º), nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
A iniciativa faz parte de um projeto experimental de operação 24 horas, prorrogado até 31 de janeiro de 2027.
O atendimento ininterrupto terminou à meia-noite entre domingo e segunda-feira. A operação regular foi programada para ser retomada às 4h40 desta segunda-feira.
Passageiros devem consultar situação das linhas antes de viajar
As operadoras recomendam que os usuários acompanhem os comunicados oficiais e a sinalização nas estações antes de iniciar seus deslocamentos.
A CPTM disponibiliza informações por meio da Central de Relacionamento, no telefone 0800 055 0121, e pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
As mudanças previstas para o feriado poderão ser acompanhadas pelas equipes operacionais, que têm a possibilidade de ajustar a oferta de trens conforme a demanda.
Para os passageiros que utilizam a Linha 11-Coral, a principal orientação é considerar a interrupção entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, das 9h às 16h, e utilizar a Linha 3-Vermelha durante o período de obras.




