Brasil

Inverno começa hoje no Brasil: previsão indica estação mais típica após ano atípico

Estação inicia em 20 de junho e promete queda de temperaturas, nevoeiros, geadas e menor chuva no Centro-Sul, em clima mais tradicional.

O inverno de 2025 começa oficialmente nesta sexta-feira (20), às 23h42 (horário de Brasília), marcando o fim de um outono com temperaturas acima da média e o início de uma estação que promete ser mais típica em relação aos últimos anos. Segundo os institutos de meteorologia, o frio deve ser mais presente, com ocorrência de massas de ar polar, geadas, nevoeiros e uma redução significativa nas chuvas, principalmente nas regiões Centro-Sul do país.

Inverno começa hoje no Brasil: previsão indica estação mais típica após ano atípico
Estação inicia em 20 de junho e promete queda de temperaturas, nevoeiros, geadas e menor chuva no Centro-Sul, em clima mais tradicional(Paulo Pinto-Agência Brasil)

A previsão é de que as temperaturas fiquem dentro ou ligeiramente abaixo da média histórica para o período, em contraste com o inverno atipicamente quente de 2024, que foi influenciado por fenômenos climáticos como o El Niño. Com o fim desses eventos, o cenário atual é de neutralidade climática, o que favorece um inverno mais tradicional.

As manhãs e noites devem ser mais frias, com termômetros próximos de 0 °C em áreas serranas do Sul e do Sudeste, e possibilidade de geadas em pontos elevados, como a Serra da Mantiqueira e o Sul de Minas Gerais. Além disso, existe a chance de formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia, o que pode afetar a visibilidade em rodovias e aeroportos.

A chuva será escassa no Sudeste, Centro-Oeste e grande parte do Sul, confirmando o período seco típico desta estação. Já as regiões Norte e Nordeste, especialmente as áreas litorâneas e o extremo noroeste da Amazônia, poderão ter volumes de precipitação dentro ou acima da média.

Outro alerta é para os baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no Centro-Oeste e interior do Sudeste, o que aumenta o risco de queimadas e problemas respiratórios. Por conta disso, as autoridades recomendam atenção redobrada com a saúde e o meio ambiente durante os meses mais secos.

A previsão para julho, tradicionalmente o mês mais frio, indica que uma ou duas massas polares mais intensas devem atingir o país, provocando quedas bruscas de temperatura. No entanto, até o momento, não há indicativo de episódios de frio extremo prolongado.

O inverno se estenderá até 22 de setembro, às 15h19, quando dará lugar à primavera. Até lá, os brasileiros devem se preparar para enfrentar o frio, especialmente nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios