Brasil

Alerta laranja: Inmet prevê frio intenso e chuva forte em sete estados

Instituto emite avisos até 30 de junho; ventos fortes no litoral sul e queda de temperatura de mais de 5 °C ajudam a provocar geadas em áreas do Sul e Sudeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) dois alertas de nível laranja — o segundo patamar mais grave — que permanecem em vigor até a segunda-feira (30) e afetam ao menos sete estados brasileiros. Um dos alertas refere-se a ventos costeiros intensos, que podem deslocar dunas de areia sobre construções na orla do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com destaque para áreas como a Grande Florianópolis, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Vale do Itajaí e o sul catarinense.

Frio persiste em São Paulo neste domingo; junho já acumula 65% da chuva prevista para o mês
Instituto emite avisos até 30 de junho; ventos fortes no litoral sul e queda de temperatura de mais de 5 °C ajudam a provocar geadas em áreas do Sul e Sudeste(Paulo Pinto – Agência Brasil)

O segundo alerta envolve uma forte onda de frio capaz de provocar queda de temperatura superior a 5 °C em sete estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia . Essa queda expressiva, iniciada no fim da tarde e madrugada de sexta-feira, aumenta significativamente o risco de geadas nas regiões Sul e Sudeste . Embora Goiás esteja fora do alerta, os efeitos do sistema frontal podem provocar rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, com potencial de ultrapassar esse patamar em áreas da região sul-mato-grossense e paulista.

A massa de ar frio também traz chuvas intensas para o Sul do país, com acumulados superiores a 100 mm, ventos fortes, raios e risco de vendavais, especialmente entre a tarde de domingo, segue-se até segunda-feira, quando a instabilidade deve se estender ao Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo . Embora o Rio Grande do Sul deva ver a redução da chuva ao longo de segunda, novas frentes podem retornar já na próxima terça-feira (1º), especialmente com o avanço de sistemas frontais e ciclones extratropicais.

O alerta laranja indica que a situação representa risco elevado, exigindo atenção especial por parte da população e das autoridades. As temperaturas mínimas devem despencar mais de 5 °C em locais afetados, o que, associado à chuva intensa e aos ventos, pode causar danos à agricultura, à infraestrutura e à saúde, especialmente de crianças, idosos e moradores em situação vulnerável.

Diante desse cenário, o Inmet e os órgãos de Defesa Civil recomendam cuidados como cobrir-se adequadamente com roupas quentes, evitar exposições prolongadas ao vento, proteger instalações costeiras e monitorar previsões locais em tempo real. Comunidades rurais, em especial, devem adotar medidas contra geadas e manter atenção redobrada na logística agrícola.

Enquanto os moradores das regiões afetadas se preparam para enfrentar a combinação de frio intenso, chuva e vento, a população em geral deve manter-se informada por canais oficiais e considerar eventuais medidas preventivas, como proteger canos, garantir o funcionamento de sistemas de aquecimento e garantir o abrigo de pessoas em situação de rua. As autoridades locais devem atuar coordenadas, com foco em minimizar danos e salvaguardar o bem-estar da população.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios