Brasil

Vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada em bebês de 1 ano no SUS

Nova dose substitui reforço anterior com vacina tipo C e amplia proteção contra quatro sorogrupos da meningite bacteriana

A partir desta terça-feira (1), o Sistema Único de Saúde (SUS) começa a aplicar o reforço da vacina meningocócica ACWY em crianças de 12 meses, no lugar da vacina do tipo C, conforme mudança anunciada pelo Ministério da Saúde nas últimas semanas.

Vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada em bebês de 1 ano no SUS
Nova dose substitui reforço anterior com vacina tipo C e amplia proteção contra quatro sorogrupos da meningite bacteriana(Josué Damacena-Fiocruz-Divulgação)

Até então, o esquema vacinal incluía duas doses da vacina meningocócica C (aos 3 e 5 meses) e um reforço aos 12 meses. A nova diretriz amplia a proteção ao adicionar os sorogrupos A, C, W e Y, reforçando a segurança contra meningite bacteriana e meningococcemia.

Apesar da mudança, crianças que já receberam o reforço com a vacina meningocócica C não precisam trocar, e podem manter o esquema inicial. Já quem perdeu a dose aos 12 meses pode se vacinar com a ACWY até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, até agora em 2025 foram registrados 4.406 casos de meningite no país, sendo 1.731 bacterianos e 1.584 virais, o que reforça a importância da ampliação do esquema vacinal.

A iniciativa está alinhada com as metas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para redução de meningites até 2030. A mesma vacina ACWY já era aplicada gratuitamente pelo SUS a adolescentes entre 11 e 14 anos, agora estendida aos bebês como parte da rotina de imunização infantil.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios