Vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada em bebês de 1 ano no SUS
Nova dose substitui reforço anterior com vacina tipo C e amplia proteção contra quatro sorogrupos da meningite bacteriana
A partir desta terça-feira (1), o Sistema Único de Saúde (SUS) começa a aplicar o reforço da vacina meningocócica ACWY em crianças de 12 meses, no lugar da vacina do tipo C, conforme mudança anunciada pelo Ministério da Saúde nas últimas semanas.
Até então, o esquema vacinal incluía duas doses da vacina meningocócica C (aos 3 e 5 meses) e um reforço aos 12 meses. A nova diretriz amplia a proteção ao adicionar os sorogrupos A, C, W e Y, reforçando a segurança contra meningite bacteriana e meningococcemia.
Apesar da mudança, crianças que já receberam o reforço com a vacina meningocócica C não precisam trocar, e podem manter o esquema inicial. Já quem perdeu a dose aos 12 meses pode se vacinar com a ACWY até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Segundo o Ministério da Saúde, até agora em 2025 foram registrados 4.406 casos de meningite no país, sendo 1.731 bacterianos e 1.584 virais, o que reforça a importância da ampliação do esquema vacinal.
A iniciativa está alinhada com as metas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para redução de meningites até 2030. A mesma vacina ACWY já era aplicada gratuitamente pelo SUS a adolescentes entre 11 e 14 anos, agora estendida aos bebês como parte da rotina de imunização infantil.