Economia

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do início da tarifa dos EUA

Vice-presidente afirma que Brasil vai negociar até 31 de julho para reverter tarifa de 50%; país está pronto para pedir prazo adicional, se necessário

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (15) que o governo federal trabalhará intensamente para reverter a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos antes do início da cobrança, prevista para 1º de agosto. Ele garantiu que o objetivo é não apenas tentar um acordo rápido, mas também que o Brasil pode solicitar uma extensão do prazo de negociação caso o tempo seja insuficiente.

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do início da tarifa dos EUA
Vice-presidente afirma que Brasil vai negociar até 31 de julho para reverter tarifa de 50%; país está pronto para pedir prazo adicional(Valter Campanato – Agência Brasil)

Após reuniões com representantes dos setores industrial e agropecuário, conduzidas no âmbito do comitê interministerial criado pelo governo para responder ao “tarifaço”, Alckmin relatou que empresários manifestaram preocupação com o prazo exíguo. “Se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”, declarou ele, destacando a mobilização da indústria em busca de diálogo com parceiros americanos.

Apesar disso, em entrevista à CNN Brasil, o vice-presidente negou que o governo já tenha formalizado pedido de prorrogação, ressaltando que a estratégia prioriza ouvir e articular ações dentro do prazo atual. O ministro confirmou que o comitê realizará, ainda nesta semana, novas reuniões com entidades empresariais e internacionais, incluindo empresários dos EUA, com o intuito de pressionar por um entendimento positivo.

Alckmin reforçou que o governo enviou uma carta na primeira fase das negociações em maio e planeja remeter um novo documento ao governo americano, reforçando a postura negociadora do Brasil. Ele ressaltou que a tarifa é “totalmente inadequada” e lembrou que o Brasil registra superávit na balança com os EUA — o que torna a imposição injustificável.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios