Moraes determina reforço no monitoramento e vistoria de veículos na residência de Bolsonaro
Ministro do STF autoriza inspeção diária em carros que saem da casa de Bolsonaro e vigilância externa da propriedade
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (30) o reforço das medidas de segurança na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, onde ele cumpre prisão domiciliar em um condomínio no Jardim Botânico, em Brasília. A decisão inclui monitoramento presencial da área externa da casa — especialmente das divisas com imóveis vizinhos — e a realização de vistoria diária nos veículos que saírem da residência.

As inspeções nos habitáculos e porta-malas dos carros devem ser documentadas minuciosamente, com identificação dos veículos, motoristas e passageiros, e enviadas ao STF diariamente.
A ampliação da fiscalização atende a recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou a existência de “pontos cegos” nas delimitações do terreno onde Bolsonaro reside, o que poderia facilitar uma eventual fuga.
A medida preserva, segundo Moraes, a privacidade do ex-presidente e de seus vizinhos, ao afastar o monitoramento interno da residência — o que foi vetado pelo próprio ministro —, ao mesmo tempo em que assegura a efetividade da medida cautelar de prisão domiciliar.
A nova orientação judicial ocorre poucos dias antes do julgamento que será conduzido pela Primeira Turma do STF, marcado para 2 de setembro, no qual Bolsonaro e outros sete réus serão avaliados por participação no chamado “núcleo 1” da trama golpista.







