Justiça

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal acata a dosimetria do relator Alexandre de Moraes; ministro Luiz Fux diverge

Ex-presidente foi condenado por cinco crimes; decisão da Primeira Turma prevê regime inicial fechado e pagamento de multa

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes relacionados à chamada trama golpista. A decisão também inclui o pagamento de 124 dias-multa, cada um equivalente a dois salários mínimos.

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista
Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal acata a dosimetria do relator Alexandre de Moraes; ministro Luiz Fux diverge.(Fellipe Sampaio – STF)

Bolsonaro foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado contra patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.

Como foi calculada a pena

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, propôs a dosimetria acolhida pela maioria do colegiado. Entre os agravantes considerados estão o fato de Bolsonaro ter exercido papel de liderança na articulação do movimento golpista, além do uso da estrutura institucional da Presidência para atacar as instituições democráticas.

A pena recebeu atenuação em razão da idade do ex-presidente, que tem mais de 70 anos, mas ainda assim foi fixada em mais de 27 anos de reclusão.

Placar e divergência

Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux divergiu, defendendo a absolvição de Bolsonaro, e não participou da definição da pena.

Próximos passos

A defesa do ex-presidente deve apresentar recursos, como embargos, que podem atrasar a execução da pena. O trânsito em julgado só ocorrerá após o esgotamento das possibilidades recursais.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios