Metrô, trens e ônibus metropolitanos serão gratuitos no domingo de eleição
Metrô, CPTM e ônibus metropolitanos terão gratuidade das 6h às 20h; ônibus municipais da capital não cobrarão passagem durante todo o domingo

Eleitores poderão utilizar gratuitamente o Metrô, os trens metropolitanos e ônibus intermunicipais de São Paulo neste domingo (4), dia do primeiro turno das Eleições 2026. A medida pretende facilitar o deslocamento da população até os locais de votação.
No sistema sobre trilhos e nos ônibus metropolitanos, a gratuidade será válida das 6h às 20h. A medida inclui linhas operadas pelo Metrô e pela CPTM, além das linhas concedidas à iniciativa privada.
No transporte intermunicipal rodoviário e semiurbano abrangido pela determinação, a isenção da tarifa valerá durante todo o domingo.
Metrô e trens serão gratuitos das 6h às 20h
Quem utilizar o sistema metroferroviário poderá viajar sem pagar passagem durante o período estabelecido para a operação eleitoral.
A gratuidade contempla as linhas do Metrô e da CPTM e os serviços ferroviários concedidos à iniciativa privada.
A medida não é restrita a quem apresentar título de eleitor ou comprovante de votação. O acesso gratuito ao transporte coletivo durante o período estabelecido vale para os passageiros.
Ônibus metropolitanos também terão tarifa zero
As linhas metropolitanas de ônibus também estarão incluídas na operação gratuita das 6h às 20h.
A medida beneficia principalmente passageiros que precisam se deslocar entre municípios da Grande São Paulo e de outras regiões metropolitanas atendidas pelo sistema estadual.
Já os serviços intermunicipais rodoviários e semiurbanos abrangidos pela determinação terão gratuidade das 0h às 23h59.
Ônibus municipais da capital terão gratuidade o dia inteiro
Na cidade de São Paulo, os ônibus municipais também serão gratuitos durante todo o domingo, das 0h às 23h59, por meio do programa Domingão Tarifa Zero.
Além da gratuidade, a Prefeitura reforçará a operação para atender ao aumento da demanda provocado pelas eleições.
Serão aproximadamente 6,9 mil ônibus em circulação na capital, uma ampliação de 40% em relação à frota normalmente utilizada aos domingos.
Os intervalos e a quantidade de veículos programados serão equivalentes aos praticados aos sábados.
Eleições acontecem das 8h às 17h
O primeiro turno será realizado das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília.
O TRE-SP orienta os eleitores a consultarem antecipadamente o endereço e a seção eleitoral para evitar problemas no deslocamento.
A gratuidade do transporte também será aplicada em eventual segundo turno, marcado para 25 de outubro.




