São Paulo

Umidade no ar pode atingir níveis críticos em São Paulo, adverte Defesa Civil

Estado entra em atenção para baixa umidade, com índices chegando abaixo de 30% até terça; risco de incêndios e problemas respiratórios aumenta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta segunda-feira (21), informando que grande parte do território poderá apresentar níveis críticos de umidade relativa do ar, ficando abaixo de 30% — e em algumas áreas do noroeste e centro-oeste paulista, até abaixo de 20% — até a próxima terça-feira (22). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas taxas são consideradas prejudiciais à saúde.

Umidade no ar pode atingir níveis críticos em São Paulo, adverte Defesa Civil
Estado entra em atenção para baixa umidade, com índices chegando abaixo de 30% até terça; risco de incêndios e problemas respiratórios aumenta(Reprodução)

Na prática, meteorologistas apontam que na última semana algumas cidades já registraram índices alarmantes: Tupã chegou a marcar apenas 15% de umidade, seguida por Presidente Prudente (18%) e Marília (20%). Outras localidades, como Rancharia, Rosana, Ariranha, Pradópolis, Piracicaba, Dracena e Ituverava também ficam abaixo dos 25%, reforçando o cenário de atenção.

O tempo seco e ensolarado, sem previsão de chuva, favorece a queda drástica nos níveis de umidade, elevando o risco de queimadas urbanas e vegetais — na Grande São Paulo já foram registrados 23 incêndios florestais recentemente.

A Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados nos próximos dias: é fundamental manter-se hidratado mesmo sem sentir sede, umidificar o ambiente com toalhas molhadas ou bacias de água, evitar exercícios físicos entre 11h e 16h e utilizar soro fisiológico para hidratar olhos e narinas.

Além dos riscos à saúde, como irritações nas mucosas, ressecamento da pele e aumento da eletricidade estática, a baixa umidade também pode congestionar vias aéreas e agravar condições crônicas como asma e bronquite — efeitos que se intensificam com umidade abaixo de 30%.

A recomendação é que, até pelo menos terça-feira, a população redobre a atenção frente ao alerta da Defesa Civil. Caso a situação se agrave — com índices caindo abaixo de 20% —, as autoridades podem elevar o nível de atenção para estado de alerta ou emergência, com novas medidas preventivas.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios