Segurança

PM aplica mata-leão em foragido durante abordagem em Atibaia; técnica é proibida desde 2020

Suspeito desmaiou após ser imobilizado por policial; moradores protestaram e SSP apura possível uso excessivo da força

PM aplica mata-leão em foragido durante abordagem em Atibaia; técnica é proibida desde 2020

Na última segunda-feira (26), um policial militar foi flagrado aplicando um golpe de mata-leão em um homem de 26 anos durante uma abordagem no bairro Caetuba, em Atibaia, interior de São Paulo. O uso dessa técnica de imobilização está proibido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 2020.

PM aplica mata-leão em foragido durante abordagem em Atibaia; técnica é proibida desde 2020
Suspeito desmaiou após ser imobilizado por policial; moradores protestaram e SSP apura possível uso excessivo da força.(Reprodução)

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais realizavam patrulhamento na região quando abordaram o suspeito, identificado como Mikael Bueno Neves, que possuía um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. Durante a tentativa de detenção, Mikael teria resistido e agredido um dos agentes, o que levou à aplicação do golpe.

Imagens registradas por moradores mostram o momento em que o policial mantém o suspeito imobilizado por cerca de três minutos. Após desmaiar, Mikael foi arrastado até a viatura policial. Populares que presenciaram a cena protestaram contra a ação, e alguns atiraram objetos na direção dos policiais, danificando a viatura. Um dos agentes chegou a disparar para o alto na tentativa de dispersar a multidão.

A SSP informou que a Polícia Militar irá analisar as imagens da abordagem e, caso sejam constatadas irregularidades, os responsáveis serão punidos conforme os protocolos da corporação. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Atibaia como desobediência, resistência, dano ao patrimônio público e lesão corporal.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios