Rodízio de Veículos

Rodízio em São Paulo: carros com placas finais 1 e 2 não podem circular nesta segunda-feira (22)

Restrição vale para o centro expandido da capital nos horários de pico; descumprimento gera multa e pontos na CNH

Motoristas da capital paulista devem ficar atentos às regras do rodízio municipal nesta segunda-feira (22). Os veículos com placas finais 1 e 2 estão proibidos de circular dentro do centro expandido da cidade nos períodos determinados pela operação da Prefeitura de São Paulo.

Funcionrios da CET-SP anunciam greve a partir de 28 de fevereiro
Restrição vale para o centro expandido da capital nos horários de pico e prevê multa para infratores(Divulgação)

A medida tem como objetivo reduzir o volume de veículos nas ruas durante os horários de maior movimento, contribuindo para melhorar a fluidez do trânsito e diminuir os congestionamentos em uma das maiores metrópoles do mundo.

Quais veículos são afetados?

Nesta segunda-feira, a restrição é válida para automóveis de passeio com placas terminadas em:

  • Final 1
  • Final 2

Os demais veículos podem circular normalmente, respeitando as regras gerais de trânsito.

Horários do rodízio

O rodízio municipal funciona em dois períodos durante os dias úteis:

  • Das 7h às 10h
  • Das 17h às 20h

Fora desses horários, os veículos podem trafegar normalmente, inclusive dentro da área restrita.

Onde o rodízio é aplicado?

A restrição vale apenas dentro do chamado centro expandido da cidade de São Paulo.

A área é delimitada por importantes corredores viários da capital, como:

  • Marginal Tietê;
  • Marginal Pinheiros;
  • Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida Afonso D’Escragnolle Taunay;
  • Complexo Viário Maria Maluf;
  • Avenida Tancredo Neves;
  • Avenida Salim Farah Maluf.

As vias que formam os limites do centro expandido não fazem parte da restrição e podem ser utilizadas normalmente pelos motoristas.

Multa para quem desrespeitar o rodízio

O motorista flagrado circulando em desacordo com o rodízio comete infração de natureza média, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

A penalidade inclui:

  • Multa de R$ 130,16;
  • Quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

LEIA TAMBÉM: Rodízio de veículos em São Paulo: como funciona e dicas para evitar multas

A fiscalização é realizada por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e por equipamentos eletrônicos distribuídos pela cidade.

Como evitar transtornos

Especialistas recomendam que os motoristas planejem seus deslocamentos com antecedência, principalmente em dias de maior movimento.

Algumas alternativas incluem:

  • Utilizar metrô e trem;
  • Optar por linhas de ônibus municipais;
  • Utilizar aplicativos de transporte;
  • Ajustar horários de compromissos fora dos períodos de restrição.

O planejamento pode evitar multas e reduzir o tempo perdido em congestionamentos.

Rodízio continua sendo ferramenta de gestão do trânsito

Implantado há mais de duas décadas, o rodízio municipal segue como uma das principais estratégias para reduzir a circulação de veículos nos horários de pico na capital paulista.

A medida impacta milhares de motoristas diariamente e continua sendo monitorada pela CET como parte das ações de mobilidade urbana da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios