Rodovias

Pedágios da Anchieta-Imigrantes terão novos valores a partir de 1º de julho; veja o que muda

Além do reajuste tarifário, sistema passará a operar com pedágio eletrônico Free Flow, eliminando as tradicionais praças de cobrança

Os motoristas que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes devem ficar atentos às mudanças que entram em vigor a partir de 1º de julho. Além do reajuste anual das tarifas autorizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o complexo rodoviário passará por uma das maiores transformações desde sua concessão: a implantação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow, que elimina a necessidade de parar em cabines de cobrança.

Image Not Found
Sistema passa a adotar pedágio eletrônico sem cancelas e muda a forma de cobrança para motoristas(Divulgação)

A novidade faz parte do processo de modernização das rodovias administradas pela Ecovias Imigrantes e promete reduzir filas, melhorar a fluidez do trânsito e tornar a cobrança mais eficiente.

Reajuste acompanha contrato de concessão

O aumento das tarifas segue o modelo previsto no contrato de concessão firmado entre o Governo de São Paulo e a concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes.

Os novos valores passam a valer à zero hora do dia 1º de julho, conforme homologação da Artesp. O reajuste considera a atualização anual baseada em índices econômicos estabelecidos contratualmente.

A concessionária divulgará a tabela completa das novas tarifas antes do início da cobrança.

Free Flow acaba com as praças de pedágio

A principal mudança será a substituição das tradicionais praças de pedágio pelo modelo Free Flow, sistema que realiza a cobrança automaticamente enquanto o veículo passa pelos pórticos instalados na rodovia, sem necessidade de reduzir a velocidade ou parar.

Os equipamentos utilizam câmeras de alta definição, antenas e sensores capazes de identificar a placa do veículo ou a tag eletrônica instalada no para-brisa.

Inicialmente, os novos pórticos foram implantados na Via Anchieta e na Rodovia dos Imigrantes e passaram por uma fase de testes antes da entrada definitiva em operação.

Como ficará a cobrança

Com a implantação do Free Flow, muda também a forma de cobrança da tarifa.

Atualmente, os motoristas pagam o valor integral apenas em um dos sentidos da viagem. A partir de julho, a cobrança será dividida entre ida e volta.

Na prática:

o motorista pagará metade da tarifa ao seguir em direção ao litoral;

a outra metade será cobrada no retorno à capital.

Segundo a Ecovias, o valor total da viagem permanece equivalente ao praticado atualmente, apenas distribuído entre os dois sentidos de circulação.

Como será feito o pagamento

Os usuários que possuem TAG eletrônica continuarão tendo a cobrança realizada automaticamente.

Já os motoristas sem TAG terão a placa do veículo identificada pelos pórticos e deverão efetuar o pagamento posteriormente por meio dos canais digitais disponibilizados pelo sistema oficial de pedágio eletrônico.

O prazo para quitar a tarifa deverá seguir as regras estabelecidas pelo sistema estadual de cobrança eletrônica. Caso o pagamento não seja realizado dentro do período previsto, o proprietário poderá ser autuado conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

Benefícios esperados

A expectativa é que o novo modelo reduza significativamente os congestionamentos registrados nas antigas praças de pedágio, especialmente durante feriados prolongados e períodos de férias, quando milhares de veículos seguem em direção ao litoral paulista.

Entre os principais benefícios apontados pela concessionária estão:

redução das filas;
maior fluidez do tráfego;
diminuição das emissões de poluentes pela eliminação das paradas;
viagens mais rápidas e seguras;

cobrança automatizada.

Sistema liga a capital ao litoral paulista
O Sistema Anchieta-Imigrantes é o principal corredor rodoviário entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, recebendo milhões de veículos todos os anos.

Além das rodovias Anchieta e Imigrantes, o complexo inclui os acessos às rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni, sendo essencial para o turismo, o transporte de cargas e o acesso ao Porto de Santos.

Com a implantação do Free Flow, o Governo de São Paulo amplia a adoção da cobrança eletrônica em rodovias concedidas, acompanhando uma tendência já utilizada em diferentes estados brasileiros.

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista profissional com 31 anos de atuação na imprensa brasileira. Durante sua carreira, trabalhou em diversos veículos de comunicação, desenvolvendo experiência na cobertura de política, segurança pública, trânsito, serviços e assuntos de interesse da população. Atualmente é repórter cinematográfico na Tv Band de São Paulo e editor do portal São Paulo Agora, portal dedicado à cobertura dos principais acontecimentos da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana, com compromisso com a informação responsável, verificada e de interesse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios