São Paulo

Bairro de Porto Alegre deve ser evacuado após transbordamento de dique

Moradores do bairro Sarandi são orientados a deixar suas casas devido ao risco de inundações.

Em uma situação de emergência sem precedentes, o bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, está sendo evacuado após o transbordamento de um dique. As fortes chuvas que atingem o estado desde a semana passada causaram o rápido aumento do nível da água, levando a Prefeitura de Porto Alegre a pedir a evacuação dos moradores.

Moradores do bairro Sarandi são orientados a deixar suas casas devido ao risco de inundações(Ricardo Stuckert – PR)

O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) da prefeitura emitiu um comunicado orientando os cerca de 91,3 mil moradores do bairro a procurarem abrigo no Teatro Renascença, no bairro Menino Deus, onde passarão por triagem antes de serem encaminhados para abrigos temporários.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de inundação das áreas costeiras de toda a Lagoa dos Patos, a maior do estado, que fica abaixo da foz do Lago Guaíba. A população foi orientada a evacuar áreas de risco e a não atravessar áreas alagadas a pé ou de carro.

Este é considerado o pior desastre climático da história gaúcha, com mais de 780 mil pessoas afetadas, 75 mortes confirmadas, e 103 pessoas ainda desaparecidas. O governo do estado está solicitando ajuda, com itens como colchões, roupas de cama, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas sendo os mais necessários no momento.

A situação atual exige uma resposta rápida e eficaz das autoridades e da comunidade para garantir a segurança e o bem-estar de todos os afetados.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios