São Paulo

Temperatura em São Paulo se aproxima de 0 °C e registra mínima do ano

Massa de ar polar derruba os termômetros na capital paulista; bairros da zona sul registram geada e temperaturas negativas

A cidade de São Paulo enfrentou uma madrugada gelada nesta quarta-feira (30), com temperaturas que chegaram a 0 °C em bairros da zona sul, como Parelheiros e Marsilac, e sensação térmica ainda mais baixa. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, foi a menor temperatura registrada em 2025 até o momento, consequência direta da entrada de uma massa de ar polar que atingiu o estado desde o início da semana.

Temperatura em São Paulo se aproxima de 0 °C e registra mínima do ano
Massa de ar polar derruba os termômetros na capital paulista; bairros da zona sul registram geada e temperaturas negativas(Nivaldo Lima – São Paulo Agora)

De acordo com a Climatempo, a estação meteorológica de Marsilac marcou −0,6 °C, com registro de geada em áreas de vegetação e fundos de vale. Em outras partes da capital, os termômetros também indicaram frio intenso: Interlagos teve mínima de 6,7 °C, enquanto em bairros mais centrais a temperatura variou entre 8 °C e 10 °C nas primeiras horas da manhã. Apesar do frio extremo ter se concentrado em regiões periféricas e com vegetação densa, a média geral da cidade ficou ao redor dos 6 °C, o que representa um patamar significativamente abaixo da média histórica para julho.

O fenômeno também trouxe impactos para o cotidiano da cidade. Além de geadas localizadas, moradores relataram vidros de carros congelados, formação de névoa e dificuldades para quem precisa sair cedo para trabalhar. A Defesa Civil chegou a emitir alertas preventivos para a população em situação de rua, reforçando os atendimentos nos abrigos da rede municipal.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o frio deve persistir até o fim da semana, com previsão de mínimas entre 7 °C e 10 °C nos próximos dias e aumento gradual das temperaturas a partir de sábado (2). A previsão para os próximos dias aponta sol com névoa nas manhãs, céu aberto à tarde e ausência de chuva, favorecendo a queda térmica noturna.

A chegada dessa massa de ar polar não foi inesperada, mas sua intensidade surpreendeu meteorologistas pela amplitude térmica. Julho já havia registrado picos de frio, mas esta semana marca o primeiro evento com temperaturas negativas registradas em pontos da capital paulista em 2025.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios