Calor aumenta em São Paulo e temperatura pode passar dos 32°C nesta segunda-feira
Capital pode chegar aos 30°C neste domingo; tempo permanece seco e umidade deve cair para perto dos 30% no início da semana

O calor ganha força na cidade de São Paulo neste domingo (27) e deve aumentar ainda mais no início da semana. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), os termômetros podem chegar aos 30°C neste domingo e superar os 32°C na segunda-feira (28).
O domingo começou com temperaturas mais amenas e céu nublado, mas o sol aparece entre nuvens ao longo do dia e favorece a elevação dos termômetros.
A mínima prevista é de 17°C. Durante as horas mais quentes, a umidade relativa do ar pode atingir valores próximos dos 35%.
Não há previsão de chuva para a capital.
Segunda-feira pode ter mais de 32°C
O calor deve se intensificar na segunda-feira.
De acordo com o CGE, as temperaturas variam entre mínima de 17°C e máxima acima dos 32°C. O sol predomina durante boa parte do dia.
Além das temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar deve diminuir ainda mais e pode atingir valores próximos dos 30%.
No fim da tarde, a entrada da brisa marítima aumenta a nebulosidade, mas não há previsão de chuva.
São Paulo está sob influência de massa de ar seco
A elevação das temperaturas está associada à presença de uma massa de ar quente e seco que atua sobre o Estado de São Paulo.
A Defesa Civil estadual alerta que esse padrão meteorológico favorece temperaturas elevadas e redução dos índices de umidade, principalmente nas regiões norte e oeste do estado.
Na capital, os efeitos aparecem principalmente no aumento das temperaturas e na redução gradual da umidade durante as tardes.
A condição de tempo seco deve predominar até pelo menos segunda-feira.
Onda de calor atinge parte do país
O aumento das temperaturas ocorre durante a primeira onda de calor da primavera de 2026.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. O aviso indica possibilidade de temperaturas significativamente acima da média por vários dias consecutivos.
Em algumas regiões do país, principalmente no Centro-Oeste, os termômetros podem atingir ou ultrapassar os 40°C.
As condições, entretanto, variam consideravelmente dentro do próprio Estado de São Paulo e entre os diferentes modelos meteorológicos.
Umidade pode chegar aos 30% na capital
Além do calor, a redução da umidade exige atenção.
O CGE prevê índices próximos dos 35% neste domingo e dos 30% na segunda-feira.
Em períodos mais secos, recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos e evitar exposição prolongada ao sol durante as horas mais quentes do dia.
Também é importante observar crianças, idosos e pessoas mais sensíveis às condições de calor e baixa umidade.
Setembro já é o mais chuvoso da série do CGE
O cenário de calor e tempo seco ocorre depois de um mês excepcionalmente chuvoso na cidade.
Até este domingo, setembro acumulou 294,9 milímetros de chuva na capital, segundo o CGE.
O volume está 346,9% acima dos 66 mm esperados para o mês e já faz deste o setembro mais chuvoso desde 1995, quando começou a série histórica do órgão municipal.
A mudança evidencia a rápida alternância das condições meteorológicas neste início de primavera: depois das chuvas intensas e das temperaturas mais baixas registradas nos últimos dias, São Paulo agora enfrenta tardes de calor e umidade em queda.




