Política

Lula garante que aposentados não terão prejuízo com descontos indevidos no INSS

Presidente afirma que governo apura fraudes com seriedade e assegura ressarcimento aos beneficiários lesados

Lula garante que aposentados não terão prejuízo com descontos indevidos no INSS

Durante coletiva de imprensa neste sábado (10), em Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou que nenhum aposentado ou pensionista será prejudicado pelos descontos não autorizados de mensalidades associativas nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Lula destacou que o governo está tratando o caso com seriedade, evitando “um show de pirotecnia”, e que os responsáveis serão identificados e punidos.

Lula garante que aposentados não terão prejuízo com descontos indevidos no INSS
Presidente afirma que governo apura fraudes com seriedade e assegura ressarcimento aos beneficiários lesados.(Ricardo Stuckert – Presidencia Da República)

“O que eu acho mais grave, não foi dinheiro dos cofres públicos. Esse dinheiro estava no bolso do aposentado quando alguém pediu para descontar do salário dele. Então, o crime foi um assalto aos aposentados e pensionistas deste país”, afirmou o presidente.

As investigações, conduzidas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal, revelaram um esquema de fraudes operando desde 2019, envolvendo entidades que realizavam descontos sem autorização dos beneficiários. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, cerca de 9 milhões de beneficiários serão notificados a partir da próxima terça-feira (13) para verificar e contestar possíveis descontos indevidos.

Os beneficiários poderão realizar a verificação por meio do aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135. Caso identifiquem descontos não autorizados, as entidades responsáveis terão 15 dias úteis para comprovar a autorização. Se não o fizerem, deverão devolver os valores para que o INSS proceda com o ressarcimento.

O governo já anunciou a devolução de R$ 292 milhões referentes a descontos realizados em abril e maio de 2025. Além disso, a CGU estima que o total de valores descontados indevidamente entre 2019 e 2024 pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

Lula enfatizou que o compromisso do governo é garantir que os aposentados e pensionistas não sejam prejudicados e que os responsáveis pelas fraudes sejam devidamente responsabilizados.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios