São Paulo

Frente fria deixa mar agitado e traz frio para o fim de semana

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (29), trará ventos fortes, mar agitado, maré elevada e queda nas temperaturas, que devem chegar a 13°C. As previsões para o fim de semana são da Defesa Civil de Santos e do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta). O estado é de atenção, segundo o município.

O sistema deve causar, já a partir da madrugada desta sexta (noite de quinta-feira), elevação da nebulosidade e, principalmente, intensificação dos ventos. Há 80% de chances de pancadas de chuva em alguns períodos de sexta, com fortes rajadas de vento.

Pessoa usa guarda-chuvaao se aproximar de um barco, onde outra pessoa está dentro e também usando proteção para a chuva. Ao fundo, parte do mar sem ondas.
Frente fria no litoral: Previsão de frio em Santos (Pref. de Santos)

Para o fim de semana, não há previsão de chuvas e ventos intensos, com probabilidade de 40% e 30% para sábado (30) e domingo (31), respectivamente. As temperaturas também devem cair neste período, principalmente à noite. As máximas devem chegar a 21°C e as mínimas a 13°C. As temperaturas devem subir gradualmente ao longo da próxima semana.

Em relação às condições marítimas, a altura das ondas deve variar entre 1,5m e 2,6m na baía de Santos até domingo. O pico da maré deve acontecer às 16h de sábado, quando a altura poderá ultrapassar 1,9m no interior do estuário e 2,1m na baía da Cidade. Já o pico das ondas deve ocorrer por volta das 3h de domingo, quando podem ultrapassar os 2,5m na baía do Município.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de atenção. Se a previsão se mantiver, haverá possibilidade de alagamentos pontuais e danos nas estruturas urbanas costeiras. 

Região Metropolitana

Na região metropolitana de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE-SP), também há previsão de chuva e queda na temperatura, “principalmente neste final de semana”. A frente fria vem “com rápido deslocamento e acompanhada de uma massa de ar polar vai provocar chuva de baixo volume, porém com declínio acentuado das temperaturas”, informa o CGE-SP.

Na Capital Paulista, a mínima pode chegar a 10ºC. Há previsão de chuva fraca, o que melhora as condições do ar.

*Com Prefeitura de Santos

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios