Operações

Operação da PF alcança entidade ligada a contrato de Wi-Fi em São Paulo

PF cumpre 49 mandados em investigação sobre recursos públicos; entidade alvo mantém contrato milionário de Wi-Fi com a Prefeitura de São Paulo

Operao da PF alcana entidade ligada a contrato de Wi-Fi em So Paulo
PF cumpre 49 mandados em investigação sobre recursos públicos(Divulgação – Polícia Federal)

A Operação Make Up, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (10), alcançou uma entidade ligada a um contrato milionário para instalação de pontos de Wi-Fi público na cidade de São Paulo. A ação cumpriu 49 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal.

Entre os alvos está o Instituto Conhecer Brasil (ICB), entidade que mantém contrato com a Prefeitura de São Paulo para implantação de pontos de internet gratuita em áreas públicas da capital. O acordo foi inicialmente estimado em R$ 108 milhões.

A operação investiga suspeitas de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. Entre os crimes apurados estão peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro, organização criminosa e irregularidades em contratações públicas. Não houve mandados de prisão nesta fase.

Operação Make Up investiga recursos de emendas

A investigação tem entre seus alvos o deputado federal Mario Frias (PL-SP) e pessoas e entidades relacionadas à produção do filme Dark Horse, cinebiografia sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Polícia Federal apura a destinação de recursos públicos repassados por meio de emendas parlamentares. A operação foi realizada com participação da Controladoria-Geral da União (CGU) e autorizada no âmbito de investigação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

As suspeitas ainda estão em fase de investigação. A realização das buscas não representa condenação dos envolvidos.

Instituto tem contrato de Wi-Fi com Prefeitura de São Paulo

O Instituto Conhecer Brasil também mantém relação contratual com a administração municipal de São Paulo. O projeto prevê a instalação de milhares de pontos de Wi-Fi gratuito em áreas públicas da cidade.

O contrato foi inicialmente estimado em R$ 108 milhões e prevê serviços de instalação e manutenção da infraestrutura de acesso à internet. Empresas que participaram da execução do projeto também aparecem no contexto das apurações envolvendo a entidade.

A Prefeitura de São Paulo afirma que acompanha questionamentos relacionados ao contrato e que procedimentos de controle foram instaurados. A administração municipal sustenta que não identificou irregularidades na formalização e execução do acordo até o momento.

PF cumpre 49 mandados em quatro unidades da Federação

Os mandados da Operação Make Up foram cumpridos no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Além de pessoas físicas, entidades e empresas relacionadas aos fatos investigados foram alvo das diligências.

O objetivo da Polícia Federal é reunir documentos, equipamentos eletrônicos e outros elementos que possam esclarecer a movimentação e a destinação dos recursos públicos investigados.

O material apreendido será analisado pelos investigadores. A apuração deverá determinar se houve desvio de dinheiro público e identificar eventual responsabilidade individual dos envolvidos.

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios