SP ativa operação emergencial para acolher população de rua durante frio extremo
Com previsão de 8°C, Prefeitura monta tendas com refeições, atendimento médico e amplia vagas em abrigos para proteger vulneráveis.
Com a previsão de temperaturas extremas nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo reativou, nesta quinta-feira (29), a Operação Baixas Temperaturas (OBT), visando proteger a população em situação de rua. A ação é desencadeada sempre que os termômetros ou a sensação térmica atingem 13°C ou menos.

Dez tendas em pontos estratégicos
Como parte da operação, dez tendas foram montadas em regiões estratégicas da cidade, funcionando das 18h à 0h. Nesses locais, são distribuídos alimentos quentes como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Além disso, há distribuição de cobertores para aqueles que não aceitarem seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial.
As tendas contam com ambulâncias e equipes médicas para atendimento emergencial. Veterinários também estão presentes para examinar, vacinar e microchipar animais de estimação que acompanham as pessoas em situação de rua.
Reforço na rede de acolhimento
A rede socioassistencial da Prefeitura, considerada a maior da América Latina, foi reforçada com 630 vagas extras, totalizando mais de 26 mil vagas distribuídas em 380 serviços, incluindo hotéis sociais, centros de acolhida e Vilas Reencontro.
Além disso, quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) oferecem pernoite, banho e refeições. O transporte até os serviços é disponibilizado, respeitando o perfil dos acolhidos, como pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+.
Abordagem ativa e solicitação de ajuda
Equipes de abordagem ativa percorrem a cidade em busca de pessoas em situação de rua, oferecendo encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial. A população pode solicitar abordagem para pessoas em situação de rua por meio da central 156, ligação gratuita e anônima, disponível 24 horas. É importante informar o endereço e ponto de referência.
Previsão de frio intenso
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta para baixas temperaturas em toda a capital, com previsão de que a temperatura caia para 8°C na madrugada de sexta-feira (30)