São Paulo

Ministro da Fazenda descarta medida provisória após decisão do STJ

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou a possibilidade de enviar uma medida provisória (MP) para aumentar a arrecadação em até R$ 90 bilhões após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitir a cobrança de impostos federais sobre incentivos fiscais concedidos a estados.

A mudança terá um grande impacto na arrecadação, já que grandes empresas deixarão de excluir incentivos fiscais da base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

O ministro elogiou a decisão do STJ, afirmando que não será mais necessário alterar a legislação. No entanto, outras medidas serão tomadas para dar consistência ao Orçamento, e o ministro espera que elas estejam em vigor antes de agosto de 2023, para que o Orçamento possa ser encaminhado com previsão de equilíbrio ou próximo disso.

A medida é essencial para reforçar o caixa do governo em até R$ 150 bilhões e para alcançar as metas do novo arcabouço fiscal, que prevê a redução a zero do déficit primário em 2024. A decisão do STJ, que foi recebida com confiança pelo ministro, ainda aguarda a análise do Supremo Tribunal Federal (STF), pois houve uma liminar suspendendo a decisão até que o caso seja julgado pelo STF.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios