Governo estima 330 votos favoráveis à reforma
Por Karine Melo

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, demonstrou otimismo com a possibilidade de votação do primeiro turno da Reforma da Previdência nesta semana no plenário da Câmara dos Deputados.
Neste domingo (7), após encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Onyx disse que, pelos cálculos do governo, nessa etapa, deve alcançado um resultado proporcional ou melhor do que obtido na Comissão Especial na última quinta-feira (4), quando a proposta de reforma da Previdência foi aprovada por 36 votos a 13.
- Frio intenso faz cidades de São Paulo registrarem temperaturas abaixo de 5°CCampos do Jordão teve a menor temperatura do estado e liderou ranking das cidades mais frias neste domingo
- PM de São Paulo abre concurso com 2 mil vagas para soldado e salário inicial de R$ 5,4 milInscrições começam em junho e seleção inclui prova objetiva, redação, testes físicos, exames médicos e avaliação psicológica
- PM de folga é baleado ao reagir a tentativa de roubo na Zona Sul de SP; veja o vídeo!Câmera de estacionamento registrou toda a ação; policial foi socorrido e levado para o hospital e um suspeito acabou detido
- Rodízio de veículos: ele ainda funciona para reduzir o trânsito em São Paulo?Criado há quase três décadas, sistema continua sendo uma das principais medidas para controlar o fluxo de veículos na capital
- Furto de celulares em São Paulo: quais regiões exigem mais atenção dos moradores e turistasÁreas de grande circulação de pessoas concentram a maioria das ocorrências registradas na capital paulista
“Temos um cálculo realista ao redor de 330, com pé bem no chão, e caminhamos para ter algo em torno de 330 e pode ser até mais do que isso. É uma margem que a gente acredita ser possível”, afirmou.
O ministro disse que Maia e ele discutiram procedimentos para dar início à votação da matéria na terça-feira (9) e que a discussão deve se estender até quarta-feira (10), com a votação do primeiro turno da matéria em seguida. Onyx lembrou ainda a reunião que terá no mesmo dia com governadores em Brasília. A expectativa é de que eles ajudem a convencer parlamentares de suas bancadas a votar a favor do texto.
Sobre possíveis alterações no texto, Onyx disse que há consenso entre as bancadas de que a manutenção da proposta aprovada na Comissão Especial é desejável. Mesmo assim, o ministro admite que um ou outro ponto poderá ser ajustado. “É claro que, pontualmente, alguma questão pode surgir no plenário”, ressaltou. Segundo Onyx, a intenção é manter a potência fiscal da proposta ao redor de R$ 1 trilhão. “Estamos conseguindo sensibilidade das bancadas”, afirmou.
O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, também participou do encontro com Maia.
Policiais
Sobre as reivindicações dos policiais, que pleiteiam benefícios especiais para a categoria, o ministro disse que existem muitas questões, além da idade mínima para aposentadoria, a serem tratadas no caso deles, mas que o governo considera que avanços importantes já foram feitos na comissão especial. “Me parece que o texto aprovado na comissão já contempla questões importantes para policiais”, ressaltou Onyx,. Ele informou que deve receber ainda hoje uma avaliação bastante detalhada sobre o pleito da categoria e que, a partir daí, o assunto poderá ser mais bem discutido.







