Banda larga cresce 5,5% nos últimos 12 meses
Por Jonas Valente
O número de casas conectadas à banda larga cresceu 5,5% no Brasil nos últimos 12 meses. Com isso, o país alcançou 31,8 milhões de conexões. Os dados foram divulgados hoje (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as conexões registradas em maio.
Não são considerados os pacotes de banda larga móvel, apenas aqueles instalados nas residências das pessoas, independentemente da velocidade ou do pacote.
- Pesquisa mostra Tarcísio à frente de Haddad na disputa pelo Governo de São Paulo
- Criminosos invadem condomínio e roubam motos durante a madrugada em Osasco
- Operação Quebra-Vidro prende três suspeitos e apreende drogas no Centro de São Paulo
- Sexta-feira será marcada por chuva, ventos fortes e temperaturas amenas em São Paulo
- Polícia Civil prende 10 suspeitos e desmonta esquema de tráfico de drogas em Araraquara
Na divisão entre as operadoras que ofertam o serviço de acesso à internet, a líder ainda é a Claro, com 9,5 milhões de acessos, o equivalente a 30% do mercado. A Vivo é responsável por 7,43 milhões de acessos (23,3%) e a Oi por 5,8 milhões, (18,2%).
Nos últimos 12 meses, Claro e TIM tiveram aumento da sua base de usuários, respectivamente de 4% e 19%. No mesmo período, a Vivo teve queda no número de clientes de 2%, a Oi, de 6,6%, e a Sky, de 17,2%.
Empresas menores, denominadas pela Agência de Prestadoras de Pequeno Porte (PPP), garantem a conectividade de 8,57 milhões de domicílios, controlando 27% do mercado. Essas firmas são aquelas cujo serviço não chega a mais de 5% do mercado de varejo. Nos 12 meses analisados, elas ampliaram sua base de usuários em 14%.







