São Paulo

Fumaça de queimada na Amazônia chega a São Paulo

Nesta quarta-feira (7), a “nuvem” de fumaça formada pelas queimadas na Amazônia atingiu os estados de São Paulo e Paraná, além da Bolívia. Na última segunda-feira (5), o satélite geoestacionário Goes-16 registrou uma imagem que mostra os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Pará sobrepostos pela fumaça.

Foto de satélite mostra formação de nuvens sobre o Brasil. É possível ver a fumaça, menos densa que as nuvens, se deslocando da Amazônia para São paulo e Paraná
Imagem de satélite mostra fumaça se deslocando da Amazônia para São Paulo (INPE/Reprodução)

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que os satélites catalogaram mais de 20 mil pontos de fogo na floresta somente em 2022, de primeiro de janeiro até o dia de hoje. A Amazônia teve o pior índice de queimadas do mês de agosto nos últimos 12 anos.

A aldeia de Rio Branco, no Acre, tem sido vítima da poluição do ar e registrou níveis 13 vezes maiores que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios