São Paulo

Gabriel Galípolo é aprovado pelo Senado para presidência do Banco Central

Economista de 42 anos assume o comando do BC com desafios de manter a estabilidade econômica e a autonomia da instituição.

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) o nome do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central do Brasil (BC). Com 42 anos, Galípolo se tornará o mais jovem a assumir o comando da instituição neste século, sucedendo Roberto Campos Neto a partir de janeiro de 2025.

Gabriel Galípolo é aprovado pelo Senado para presidência do Banco Central
Economista de 42 anos assume o comando do BC com desafios de manter a estabilidade econômica e a autonomia da instituição(Washington Costa – Ministério da Fazenda)

A aprovação de Galípolo pelo Senado ocorreu com 66 votos a favor e apenas 5 contrários, após ele ter recebido, por unanimidade, o aval da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) mais cedo no mesmo dia. O economista, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do BC, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é visto com bons olhos pelo mercado financeiro.

Durante a sabatina no Senado, Galípolo destacou a importância de manter a autonomia do Banco Central e garantiu que recebeu do presidente Lula total liberdade para tomar decisões à frente da instituição. “A independência do Banco Central é fundamental para a estabilidade econômica do país”, afirmou Galípolo.

Gabriel Galípolo tem uma trajetória marcada por sua atuação no setor público e privado. Antes de ingressar no Banco Central, ele foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda na gestão de Fernando Haddad e participou das equipes de campanha e transição do governo Lula. Sua experiência e proximidade com o atual governo são vistas como fatores positivos para a condução da política monetária do país.

O novo presidente do Banco Central enfrentará desafios significativos, incluindo a manutenção da estabilidade econômica e o controle da inflação. A expectativa é que Galípolo continue a política de redução gradual da taxa Selic, iniciada por seu antecessor, para estimular o crescimento econômico.

A nomeação de Galípolo também marca uma mudança geracional na liderança do Banco Central, trazendo uma perspectiva mais jovem e dinâmica para a instituição. “Estou honrado com a confiança depositada em mim e comprometido em trabalhar para o bem-estar econômico do Brasil”, declarou Galípolo após a aprovação.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios