ELEIÇÕES 2026 — 2º TURNO Carregando apuração… ACOMPANHE AO VIVO
São Paulo

MP quer extinção de contrato de privatização com a Via Mobilidade

A decisão do Ministério Público ocorre após seis descarrilamentos terem acontecido desde que a Via Mobilidade assumiu a operação das linhas 8 e 9 da CPTM. Tal fato, aliado à constatação de problemas estruturais que a empresa não tem conseguido resolver, levou o MPSP a encerrar as negociações com a Via Mobilidade e buscar a extinção do contrato de privatização.

Além disso, declarações do promotor de Justiça Silvio Marques sugerem que a situação é grave e que não há mais como esperar que um acidente ainda mais grave aconteça para tomar medidas. Ele afirmou que a solução apontada pelo MPSP é que as duas linhas privatizadas sejam operadas por outra empresa através de uma nova licitação ou que voltem a ser administradas pela CPTM.

A Via Mobilidade, por sua vez, afirmou que investiu R$ 1 bilhão em melhorias nas linhas desde o início da concessão e que planeja investir ainda mais em 2023, com a aquisição de 36 novos trens da fabricante Alstom e o investimento de R$ 1,5 bilhão em melhorias.

No entanto, o promotor destacou que não aceitará nenhuma tentativa de reequilíbrio no contrato com a Via Mobilidade e que qualquer medida nesse sentido será considerada improbidade administrativa pelo MPSP. A empresa, por sua vez, disse que não teve acesso ao conteúdo do relatório do MPSP e que prestará esclarecimentos aos órgãos competentes.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios