China pede que EUA não interfiram em Hong Kong
Por NHK

- Tempo em São Paulo hoje: sábado terá sol, calor e baixa umidade no estadoMassa de ar seco mantém o tempo firme e derruba a umidade do ar, principalmente no interior paulista
- Polícia faz operação contra roubos em São Paulo hoje com drones e helicópterosAção da Polícia Militar ocorre em mais de 100 pontos da cidade com foco na redução de crimes na região central e corredores viários
- Polícia prende suspeitos de fraude bancária em SP que desviou R$ 14 milhõesAção da Polícia Civil cumpriu mandados em São Paulo e outros estados para desarticular esquema de crimes cibernéticos
- Pai e filha são encontrados mortos na Zona Leste de São Paulo; caso é investigadoCorpos foram localizados dentro de residência no Jardim Nair após familiares estranharem o desaparecimento das vítimas
- Tempo em São Paulo hoje: ar seco mantém sol e baixa umidade no estadoMassa de ar seco mantém o tempo firme e favorece queda da umidade do ar, principalmente no interior paulista
Enquanto tramita no Congresso americano um projeto de lei de apoio a direitos humanos e à democracia em Hong Kong, a China recomendou aos Estados Unidos que ajam com cautela e disse que a matéria coloca em risco as relações bilaterais.
Congressistas americanos afirmaram que o objetivo do projeto de lei é assegurar a autonomia de Hong Kong, em conformidade com o princípio de “Um País e Dois istemas”, do governo chinês.
Se entrar em vigor, o projeto dará ao governo dos Estados Unidos a capacidade de impor sanções a autoridades chinesas que sejam consideradas responsáveis por minar liberdades básicas no território Hong Kong.

Para entrar em vigor, o projeto de lei, que foi aprovado no mês passado por unanimidade na Câmara, precisa passar agora pelo Senado e ser sancionado pelo presidente americano, Donald Trump.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, afirmou que os Estados Unidos deveriam cessar imediatamente a tramitação da matéria e parar de apoiar “a atuação ilegal dos desordeiros de Hong Kong”. Além disso, ele pediu que os Estados Unidos deixem de usar a questão do território semiautônomo como recurso para interferir em assuntos internos da China.
O projeto de lei segue em tramitação em um momento no qual os dois países procuram resolver a disputa comercial que vem afetando mercados globais.







