São Paulo

Missão de resgate chega à Estação Espacial para trazer de volta astronautas retidos há nove meses​

A espaçonave Crew Dragon da SpaceX acoplou-se com sucesso à ISS, permitindo o retorno de Butch Wilmore e Suni Williams, que aguardavam transporte desde junho de 2024

Na madrugada deste domingo (16), a cápsula Dragon “Endurance” da SpaceX acoplou-se com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), marcando o início da missão Crew-10. A tripulação é composta por Anne McClain e Nichole Ayers, da NASA, Takuya Onishi, da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), e Kirill Peskov, da Roscosmos.

Missão de resgate chega à Estação Espacial para trazer de volta astronautas retidos há nove meses​
A espaçonave Crew Dragon da SpaceX acoplou-se com sucesso à ISS(WikiImages – pixabay.com)

Esta missão é particularmente significativa, pois permitirá o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão a bordo da ISS desde junho de 2024. Inicialmente, eles chegaram à estação em uma missão de teste a bordo da cápsula Starliner, construída pela Boeing. No entanto, problemas técnicos na nave impediram seu retorno conforme o planejado, estendendo sua estadia para além do previsto.

Com a chegada da Crew-10, Wilmore e Williams poderão iniciar os preparativos para seu retorno à Terra. A expectativa é que eles embarquem na cápsula Dragon junto com outros membros da tripulação e retornem ainda nesta semana.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios