Pesquisa Ipec revela nova queda na aprovação do governo Lula
Instituto apontou alta na avaliação negativa e queda na positiva desde março, refletindo impacto da inflação, juros e escândalos
A mais recente pesquisa do Ipec (Ipsos) sobre a avaliação do governo Lula, realizada entre os dias 7 e 11 de junho em 131 municípios com 2.002 entrevistas, revela uma tendência de queda na aprovação da administração federal. O levantamento deve ser divulgado até esta sexta-feira (13), segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Em março, o Ipec já tinha registrado um corte simbólico: pela primeira vez no terceiro mandato, a avaliação negativa (ruim/péssimo) (41%) superou a positiva (ótimo/bom) (27%) . Desde então, o cenário político foi afetado por episódios como a inflação persistente, o aumento da taxa de juros pelo Banco Central, escândalos no INSS e discussões sobre o IOF — elementos que podem explicar a tendência de piora esperada.
Apesar de indicativos econômicos favoráveis — como aumento do PIB em 1,4% no 1º trimestre e a queda do desemprego —, críticas apontam que o Palácio do Planalto não conseguiu transformar esses sinais positivos em narrativa eficaz para a população.
A expectativa é de que os dados reflitam um retrocesso na avaliação pública, em linha com o levantamento da Quaest divulgado na semana passada, que mostrou 43% de avaliação negativa e apenas 26% positiva ao governo Lula — o pior índice do mandato.