São Paulo

Interior terá primeira ciclo rota do país, anuncia Estado

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (26), o governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou uma nova ciclovia de 75 km na rota das frutas. Com o apoio do governo de São Paulo, o Grupo CCR, companhia de infraestrutura orientada para mobilidade humana, vai lançar no próximo sábado (29) a Rota das Frutas, que integra os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba.

Segundo Doria, a ideia é estimular o deslocamento seguro e sustentável da população, além de integrar quatro municípios de grande vocação para o turismo por meio de uma ciclorrota.

“A ciclorrota das frutas está totalmente concluída, tem quatro pontos de acesso, todos com banheiros, espaços para alimentação e áreas para o estacionamento seguro das bicicletas e dos automóveis que forem levar os ciclistas até lá. Todo o trajeto está devidamente sinalizado, no padrão internacional, monitorado com câmeras de segurança e também com assistência mecânica e de saúde. É a primeira vez no Brasil que são criadas ciclorrotas em rodovias”, disse o governador do estado.

Mapa mostra o recorte da ciclo rota por cidades do interior do Estado
(Gov. do Estado de SP)

O trajeto da Rota das Frutas passa por pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, no município de Vinhedo, pela estação ferroviária, em Louveira, além de propriedades frutíferas e comércios regionais.

“Com toda a estrutura pensada para o turismo, as ciclorrotas acrescentam novas oportunidades de negócios e mais uma oportunidade de acesso à população, incluindo Serra Azul”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP.

Constituído em novembro do ano passado, Serra Azul se tornou o segundo distrito turístico de São Paulo e compreende áreas dos municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo. Já em sua primeira reunião, o Conselho Gestor deve estabelecer resolução conjunta para tornar o distrito um espaço com circulação totalmente acessível aos ciclistas.

“Continuamos focados em proporcionar mais segurança e novas experiências aos ciclistas que utilizam as rodovias administradas pela concessionária”, disse Fábio Russo, presidente da CCR.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios