São Paulo

Laboratório de São Paulo identifica nova variante do coronavírus

(Arquivo)

Pesquisadores apontaram nesta quinta-feira (31/12) que identificaram dois casos em São Paulo da nova variante do coronavírus, a mesma que foi descoberta no Reino Unido na primeira quinzena de dezembro.

A identificação no Brasil foi feita por pesquisadores do laboratório de diagnóstico Dasa e comunicada ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária. A identificação, segundo a empresa, ocorreu durante a análise de 400 amostras de saliva, coletadas por testes de RT-PCR.

A nova cepa de coronavírus, chamada B.1.1.7, já foi registrada em mais de 15 países. Pesquisadores britânicos apontaram que ela tem mutações que tornam o vírus até 70% mais contagioso.

No entanto, até o momento, não há evidências de que a nova variante provoque casos mais graves de covid-19 ou que seja imune às vacinas que já estão sendo aplicadas pelo mundo.

No Reino Unido, segundo a Organização Mundial da Saúde, a variante já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados de covid-19.

Em nota, a secretaria estadual de Saúde de São Paulo apontou que o Instituto Adolfo Lutz está analisando as amostras.

O estado de São Paulo acumulava nesta quinta-feira 46.777 mortes e 1.452.078 casos confirmados de covid-19.

Por decisão do governo de São Paulo, todos os 645 municípios do estado devem voltar à fase 1-vermelha do Plano São Paulo a partir de amanhã. A medida vale para amanhã (1º), sábado (2) e domingo (3).

Na fase 1-vermelha do Plano São Paulo só podem funcionar os serviços considerados essenciais nas áreas de abastecimento, segurança, transporte e saúde como mercados, farmácias, postos de combustível, padarias e lavanderias. Com essa volta à fase vermelha, shoppings, bares, comércio de rua, academias, restaurantes, concessionárias, escritórios, eventos culturais e salões de beleza não poderão funcionar nestes dias.

Por Deutsche Welle

JPS/ab/ots

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios