São Paulo

Tarcísio chama desfile em homenagem a Lula de “horroroso” e comemora rebaixamento

Governador diz que apresentação “apostou no divisionismo” após rebaixamento da escola

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou nesta quinta-feira (19) o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Durante entrevista coletiva, ele afirmou que a apresentação foi “horrorosa, de péssimo nível e péssimo gosto” e avaliou que o enredo foi “infeliz”.

Tarcsio chama desfile em homenagem a Lula de horroroso e comemora rebaixamento
Tarcísio afirma que desfile foi “de péssimo gosto” e aponta divisão ideológica(Pablo Jacob – Governo de São Paulo)

A agremiação levou para a Marquês de Sapucaí o tema “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o governador paulista, o desfile teria explorado o “divisionismo” e abordado valores ligados à família e ao segmento evangélico de forma considerada ofensiva por parte do público.

A escola estreou na elite do Carnaval carioca no último domingo (15). O desfile incluiu referências críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado político de Tarcísio. Uma das alegorias mencionava a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por envolvimento em trama golpista relacionada às eleições de 2022. Outra ala, intitulada “Neoconservadores em Conserva”, apresentou fantasias com latas estampadas com a expressão “família em conserva”, o que gerou reações de parlamentares da oposição.

Além da repercussão política, a escola enfrentou dificuldades técnicas na dispersão, com carros alegóricos que ficaram presos na saída da avenida. Na apuração realizada na quarta-feira (18), a agremiação recebeu apenas duas notas máximas e acabou rebaixada para o grupo inferior.

Após o desfile, o presidente Lula deixou o camarote para cumprimentar integrantes da escola. O episódio também provocou questionamentos judiciais. Ao menos dez ações foram protocoladas em diferentes instâncias pedindo investigação sobre o uso de recursos públicos ou questionando o teor do enredo. As iniciativas tramitaram no Tribunal de Contas da União, na Justiça Federal e na Justiça Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, por unanimidade, pedidos de liminar apresentados contra Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) e a escola de samba. Já a Comissão de Ética Pública da Presidência recomendou cautela a autoridades quanto a manifestações que possam ser interpretadas como propaganda eleitoral antecipada durante o Carnaval.

A controvérsia reacende o debate sobre os limites entre liberdade artística, posicionamento político e financiamento público em eventos culturais de grande porte, especialmente quando o tema abordado envolve figuras centrais da política nacional.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios