Transporte Público

Linha 17-Ouro terá simulados de emergência com Bombeiros antes de entrar em operação

Treinamentos incluem evacuação pela passarela de emergência, técnicas de rapel e uso de escada do Corpo de Bombeiros

Linha 17-Ouro ter simulados de emergncia com Bombeiros antes de entrar em operao
Metrô e Bombeiros realizam simulados de evacuação e resgate em altura na Linha 17-Ouro nos dias 22, 25 e 28 de setembro(Governo de São Paulo)

O Metrô de São Paulo e o Corpo de Bombeiros realizarão exercícios e simulados de emergência na Linha 17-Ouro nos dias 22, 25 e 28 de setembro. As atividades fazem parte da preparação das equipes para a futura operação da linha e incluem procedimentos de evacuação de passageiros e resgate em altura.

Segundo o Metrô, os treinamentos têm como objetivo integrar as equipes, reforçar os protocolos de segurança e aprimorar os procedimentos de atendimento em eventuais situações de emergência.

O primeiro exercício está previsto para esta terça-feira (22), das 17h às 19h, em um trecho da via próximo à Estação Morumbi.

Passageiros serão evacuados pela passarela de emergência

No treinamento desta terça, será simulada a evacuação de passageiros de um trem utilizando a passarela de emergência instalada ao longo da Linha 17-Ouro.

Durante o exercício, serão avaliados os procedimentos de comunicação com os passageiros, o acionamento do Corpo de Bombeiros, a integração entre as equipes, o acesso ao local da ocorrência e a utilização dos equipamentos necessários para retirar os ocupantes da composição com segurança.

Os exercícios de resgate funcionam como uma camada adicional de segurança. A Linha 17-Ouro também dispõe de alternativas previstas para situações de emergência, entre elas a utilização das baterias dos próprios trens em caso de falha no fornecimento de energia.

Outra possibilidade é o reboque de uma composição por outro trem, dependendo da situação operacional.

Linha 17 terá treinamento de resgate em altura

Uma segunda etapa dos treinamentos acontecerá na sexta-feira (25) e na segunda-feira (28), também a partir das 17h.

Nessas atividades, o foco será o resgate em altura, característica particularmente relevante por se tratar de uma linha elevada.

Os exercícios deverão envolver técnicas de rapel e a utilização do veículo Auto Escada do Corpo de Bombeiros. Também está previsto o reconhecimento das áreas de atuação e dos equipamentos disponíveis para uma eventual operação de resgate, incluindo a chamada escada Magirus.

No dia 28, será realizado um simulado prático de resgate. Neste caso, a atividade poderá começar mais cedo, por volta das 15h30.

Os treinamentos deverão ocorrer preferencialmente nas proximidades da Estação Washington Luís e do Pátio Água Espraiada, na Zona Sul.

Linha 17-Ouro passa por preparação para operação

Os exercícios fazem parte dos procedimentos de preparação da Linha 17-Ouro para receber passageiros.

A linha de monotrilho foi projetada para conectar o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária, permitindo integração com a Linha 9-Esmeralda na Estação Morumbi.

Além dos testes dos sistemas e dos trens, a preparação para o início da operação envolve treinamento das equipes e verificação dos protocolos que deverão ser adotados em situações excepcionais.

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios