Hoje: Terminal Jabaquara tem testes de HIV e Sífilis

- Ração contaminada pode ter causado a morte de mais de 600 cavalos no BrasilSurto de intoxicação em seis estados está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura; produto da Nutratta é o principal suspeito
- Haddad elogia Toffoli por excluir ressarcimento do INSS do arcabouço fiscalMinistro da Fazenda celebra decisão do STF que permite pagamento aos aposentados sem impactar teto de gastos, tratando o ressarcimento como precatório.
- Polícia de São Paulo lança operação para coibir vandalismo em ônibusAção emergencial da PM envolve 7.800 policiais e investiga suspeita de desafios online como motivação dos crimes
- INSS: mais de 2 milhões de aposentados aptos a ressarcimentos por descontos indevidosSTF homologou acordo que permitirá reembolso quinzenal a quem sofreu cobranças de associações sem autorização entre março de 2020 e março de 2025.
- Butantan inicia testes em humanos da vacina contra gripe aviária H5N8Instituto recebe autorização da Anvisa para fase 1/2 com cerca de 700 voluntários, avaliando segurança e resposta imunológica em adultos e idosos.
Quem passar hoje (29) pelo Terminal Metropolitano Jabaquara, na capital paulista, poderá realizar testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis. A ação é resultado de uma parceria da EMTU/SP com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids. O evento será realizado das 9h às 15h30, na plataforma A.
Serão oferecidos 600 testes, com resultados em 30 minutos. A avaliação do vírus HIV acontece por meio de fluido oral. Para a detecção de sífilis é necessária a coleta de uma pequena amostra de sangue. Em caso positivo, a pessoa é orientada e encaminhada para tratamento.
Além da realização de testes, profissionais da unidade Santa Cruz do CRT orientarão os passageiros sobre a importância do uso de preservativo na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Serão distribuídos 7.200 preservativos masculinos, 1.000 femininos e 4.000 sachês lubrificantes.
Haverá uma roda de conversa para orientar e aconselhar aqueles que têm dúvidas sobre práticas sexuais seguras. No “Conversarias sem tabu” os interessados poderão falar abertamente sobre o tema. A intenção é divulgar amplamente os métodos de prevenção disponíveis.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em novembro de 2018, cerca de 37 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o planeta. No mesmo período, a OMS anunciou que a sífilis atinge 12 milhões em todo o mundo. Para aqueles com vida sexual ativa, o Ministério da Saúde aconselha o teste regular para o HIV, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Serviço
Testes rápidos de HIV e sífilis
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara, plataforma A – Rua Nelson Fernandes, s/nº, Jabaquara, São Paulo-SP
Data: quinta-feira (29)
Horário: das 9h às 15h30
*Com informações do Governo do Estado de SP