Confira os cuidados para que o carro seminovo dure mais e seja mais sustentável
Entenda como a manutenção em dia do seu usado ou seminovo contribui para menor emissão de poluentes e menos uso de recursos naturais
Cuidados com o carro trazem benefícios para todos, não somente para o motorista. Afinal, um carro em boas condições de funcionamento representa menos risco de quebrar, impactando positivamente a segurança e a fluidez do trânsito, além de uma queima mais eficaz de combustível, poluindo menos, e também demandando menos peças de reposição, diminuindo os descartes e a demanda por matéria-prima para a produção dessas peças.

Isso é algo especialmente válido para carros seminovos e usados, que tendem a apresentar mais problemas, devido aos desgastes naturais. Embora nada impeça que tenham bom funcionamento, desde que bem preservados e cumprindo à risca o que diz o manual do proprietário, carros com mais tempo de uso demandam um cuidado especial.
Segundo o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), existem cerca de 38,5 milhões de carros em circulação no país, com uma média de 11 anos de idade. Em São Paulo, a média sobe para 17 anos. Desta forma, o envelhecimento da frota nacional tem impacto significativo nas questões de sustentabilidade.
Por outro lado, carros novos também demandam muitos recursos naturais. Logo, fazer o que está ao alcance para prolongar a vida útil de usados e seminovos é fundamental para contribuir positivamente com o meio ambiente, e isso passa muito pela manutenção preventiva. Um bom primeiro passo é começar pelo coração do carro, o motor.
Medidas preventivas para maior vida útil
Trocar o óleo no tempo correto é fundamental. Óleo “vencido”, isto é, que passou do prazo para troca, aumenta o desgaste do motor e faz com que ele precise trabalhar mais para obter potência, aumentando a queima do combustível. A troca deve ser feita com responsabilidade, já que o descarte inapropriado de óleo usado é extremamente prejudicial ao meio ambiente. O filtro também não deve ser ignorado.
A troca no tempo certo também prolonga a vida do motor. O mesmo é válido para outros fluidos, como o de arrefecimento. Sua troca deve obedecer um cronograma, e seu descarte também deve ser feito com consciência. Um fluido em bom estado previne contra sobreaquecimento do motor, o que prolonga o tempo útil do carro.
Muitas outras peças contribuem para a eficácia e a vida útil do carro. As velas de ignição são responsáveis diretamente pela queima de combustível, e devem ser trocadas em conformidade para economia de combustível e redução na emissão de gases de efeito estufa.
Há muitos outros itens que, embora não contribuam com a redução de emissão de gases, precisam estar sob constante verificação, para que o carro se mantenha saudável e sustentável. É o caso da correia dentada, por exemplo, item essencial na transmissão de movimentos do motor. Sua quebra pode condenar pistões, virabrequim e válvulas. Por isso, deve estar sob inspeção constante.
A bateria é um item fundamental que pode deixar na mão, caso venha a falhar. Por isso, deve ser conferida periodicamente e ter respeitada sua vida útil. Seu descarte deve ser feito em locais especializados. Afinal, possui componentes químicos altamente prejudiciais ao meio ambiente, caso seja descartada de qualquer forma.
No mais, manter o carro limpo e bem-cuidado incentiva o proprietário a fazer dele um bom uso e mantê-lo sempre em boas condições mecânicas, para tê-lo sob sua posse por muitos anos. Mas, caso opte pela troca, uma boa opção é sempre um seminovo de menor quilometragem, como uma Chevrolet Tracker em SP ou em outros estados, por exemplo, já que assim se contribui mais com a sustentabilidade.